No ar

Marlo Matielo

Super Manhã

11:00 - 11:34 com Marlo Matielo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

VIVA COM LIBERDADE: ANDE DE BICICLETA!

VIVA COM LIBERDADE: ANDE DE BICICLETA!

Estamos na época em que a moda é andar de bicicleta! As trilhas com o pedalar focado na obtenção de um corpo atlético, tornou-se a febre do momento! Não saberia dizer se o artigo que escreverei, irá servir para este segmento do ciclismo esportivo! Diga-se, algo fantástico que revigora as forças e o dinamismo do ser humano! Parabéns aos amantes deste tipo de ciclismo, pois vocês também sentem a vigorosidade da liberdade!

Nunca esqueça: estamos inseridos na sociedade que leva perda da essência do humano, ou seja, a liberdade! Os gregos começam a fazer questionamentos a respeito do sentido da existência, sem ter a liberdade e fazem dois mil e quinhentos anos que se discute a respeito deste valor na vida humana!

Saindo do mundo antigo, atrelado aos gregos, quero levá-los a pensar em algo da nossa contemporaneidade, a chegada da máquina, com o advento da Revolução Industrial e, consequentemente, a transformação do mundo dos transportes! O trem e o barco movidos pelo vapor e a chegada do automóvel; neste mesmo contexto, surge a bicicleta, sendo opção de deslocamento dos operários para as fábricas!

A bicicleta ganhou destaque, mas no modismo e conduta do famigerado 'capital', quem ficou fortalecido foram os automóveis, tornaram-se símbolo do consumismo e de posição social. Nos países, como no Brasil, onde há certo devaneio na forma de indução da mentalidade, andar de bicicleta tornou-se atitude de pessoa 'sem posse', pois o carro (e sua marca e estilo) é quem proporciona a 'posição social' do individuo!

Neste sentido, tanto no passado como no presente, com as ponderações do primeiro parágrafo, convivemos com a visão de 'marginalização da bicicleta', ao menos daquelas mais simples e sem tanta sofisticação! Contudo, para quem têm visão ampla, como nos países desenvolvidos, citando alguns: Dinamarca, Holanda e França onde a bicicleta é usada como meio de locomoção, seja para ir ao trabalho e em todas as demais atividades cotidianas, comprova-se que há um maior dinamismo na vida do ser humano e, inclusive, tendo um contato com a natureza onde a liberdade torna-se mais evidente! Quiçá, também tivéssemos essa visão para quem anda de bicicleta nas áreas urbanas de nosso país, tendo respeito e solidariedade para quem faz uso deste meio de transporte!

Tenho uma experiência marcante com minha bicicleta, na verdade sou amante do ciclismo, portanto, não tenho a menor dúvida que andar de bicicleta proporciona experiências fantásticas, dentre ela, a mais salutar: saborear a liberdade! Obviamente que em nosso país o ciclista é desprezado, tanto por parte dos motoristas, motociclistas e até de pedestres. Imaginem quanto aumenta este desprezo em cidades interioranas, onde para andar de bicicleta é preciso ter a coragem de encarrar, diariamente, a falta de respeito e de estrutura para quem anda de bicicleta!

Não vamos desanimar e nem desistir em acreditar nesta possibilidade de poder viver com mais liberdade, tendo oportunidade de relacionar-se mais de perto com meio ambiente, com equilíbrio, respeito e harmonia quando há possibilidade de andar de bicicleta!

Obviamente que campanhas devem ser feitas para se concretizar a possibilidade do desfrute da liberdade, quando também se usa no cotidiano a bicicleta!

Talvez este seja o tempo e o momento para mudarmos os paradigmas em relação à bicicleta e aos ciclistas, eles não são uns 'pobres marginalizados', apenas são criaturas que estão mudando seus posicionamentos e tentam exercer sua liberdade, mesmo que seja a do ir e vir, todos os dias, para o seu local de trabalho!

Você teria esta coragem de mudar sua forma de pensar e agir?

Pense! Até o próximo!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 01/08/2020 11:02



Principais Notícias

Publicado em 12/08/2020 09:36 por Jardel Martinazzo

CDL Capinzal realiza primeira reunião online com sua diretoria

A diretoria executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis realizou na noite desta [...]

Publicado em 12/08/2020 08:52 por Jardel Martinazzo

Ouro registra 318 casos de Covid-19; 211 pessoas estão curadas

Ouro divulgou na tarde de terça-feira (11) um boletim atualizado sobre a situação do novo coronavírus. Foram [...]

Publicado em 11/08/2020 21:37 por Jardel Martinazzo

Vizinhos contém incêndio e evitam destruição de casa em Ouro

A ação rápida de vizinhos evitou que uma casa fosse destruída por um incêndio no final da tarde de terça-feira [...]

Outras notícias

Publicado em 12/08/2020 07:21

Coronavírus já causou sete mortes em Herval d´Oeste

Uma idosa de 94 anos é a sétima vítima do coronavírus (Covid-19), em Herval [...]

Publicado em 12/08/2020 07:15

PM prende homem que quebrou dedos da mão de mulher durante agressões

Um homem foi preso no começo da tarde desta terça-feira (11) após agressão [...]

Publicado em 11/08/2020 18:16

Coronavírus em SC: Estado confirma 109.522 casos, 97.228 recuperados e 1.619 mortes por Covid-19

Santa Catarina tem 109.522 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo [...]

Publicado em 11/08/2020 07:23

Educação de Piratuba divulga dados de pesquisa feita na rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação da Capital Turística, divulgou nesta segunda-feira [...]

Publicado em 10/08/2020 08:57

Campanha Cobertor Solidário encerra nesta semana em Capinzal

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em parceria com a Rede Laço de [...]

Publicado em 10/08/2020 08:36

A COVID-19 E O NEGACIONISMO CIENTÍFICO

No Brasil vive-se, atualmente, com bastante intensidade um apego tremendo ao [...]