No ar

Rádio Capinzal

Parada de Sucessos

14:30 - 23:00 com Rádio Capinzal

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • anuncie aqui

Presidente da AVISA destaca os desafios e conquistas para os integrados da BRF

Presidente da AVISA destaca os desafios e conquistas para os integrados da BRF

A agricultura foi um dos setores que não parou em meio a pandemia do novo coronavírus. A produção nos mais variados segmentos precisou encarar o problema de frente. Não bastasse isso, eventos climáticos como vendavais, granizo e até mesmo uma longa estiagem exigiram dos produtores fé e perseverança.

Alcides Borges, presidente da Associação dos Avicultores e Suinocultores do Vale do Rio do Peixe (AVISA) que representa os integrados da empresa BRF de Capinzal, aponta que 2020 foi marcado por grandes desafios para a cadeia produtiva. Muitos acabaram não suportando e migraram para outros segmentos.

Borges lembra que até pouco tempo a Associação representava 41 municípios, mas a região de Videira que trabalha com o frango griller, o qual é menor e abatido mais jovem, aos 28 dias, passou a ter outra Associação. A região de Ipira migrou para Concórdia.

Apesar do cenário, o ano de 2020 foi marcado pela ampliação dos aviários convencionais. Os integrados que tinham interesse e potencial para implementar novas tecnologias acabaram fazendo novos investimentos e ampliaram a capacidade de alojamento de frangos. Diversos aviários estão na fase de finalização.

Borges lembra que nos últimos anos a empresa BRF passou por uma crise financeira e enfreou muitas dificuldades, mas pelas informações repassadas pelos diretores, a agroindústria está em ótimas condições financeiras e em constante evolução. Revelou ainda que para 2021 serão previstos grandes investimentos no frango pesado.

A expectativa é que até o mês de fevereiro seja liberado os financiamentos pelo sistema Convir. O investidor dá uma garantia de 30% e a empresa se compromete com o pagamento. No Banco do Brasil de Capinzal já existem três projetos liberados para implantação do sistema de energia solar, que reduzirá gatos nos aviários Dark House onde o consumo de energia é grande. O financiamento é de 10 anos. 

No mês de novembro o presidente da AVISA esteve reunido com diretores da BRF onde fez uma exposição das principais reivindicações dos integrados. Na oportunidade os representantes da empresa disseram que não seria possível atender toda a demanda, mas foi deliberado a gerência agropecuária para fazer uma negociação com a Associação. As propostas foram apresentadas e aprovadas pelo conselho do CADEC e já estão valendo.

Para o sistema Dark House, até então os integrados tinham uma atratividade sobre o valor investido. Quando era feito o resultado do lote apenas pelo custeio perdia a atratividade que consiste no investimento nos aviários, valor considerado insignificante. Ficou acertado que a atratividade é recuperada no último lote de cada ano.

Outro avanço ocorreu na ração, sendo que a remuneração era 50 quando ganhava e a penalização 40. Agora passou para 60 e 30, o que vai ajudar no resultado do lote. Também ficou acertado que nenhum aviário convencional receberá menos de R$ 6 mil. Em casos de um grande desequilíbrio, será feita uma avaliação para saber se o problema ocorreu por conta do lote ou da ração.

Borges lembra que não existe a possibilidade da empresa fazer toda a recuperação numa única vez, de modo que ficou agendado com a direção duas novas rodadas de negociação para os meses de maio e setembro onde serão apresentadas as novas reivindicações.

O presidente da AVISA destacou que esse tipo de valorização motiva os produtores a continuar. Revelou que devido ao cenário em que se encontrava, muitos estavam descontentes e pelo menos 40 acabaram deixando a integração. Citou que grande parte dos integrados está na faixa etária acima dos 60 anos, de modo que o grande desafio é incentivar os jovens a continuar no campo e uma das formas é oferecer uma boa remuneração.  


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 16/01/2021 09:36



Principais Notícias

Publicado em 11/04/2021 08:24 por Jardel Martinazzo

Desentendimento termina com disparos de arma de fogo no Lar Imóveis

No começo da noite de sábado (10) a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de disparo de arma de [...]

Publicado em 10/04/2021 20:17 por Jardel Martinazzo

PM prende homem que foi imobilizado por moradores após furtar residência em Capinzal

Um homem foi preso pela Polícia Militar no começo da manhã deste sábado (10) após arrombar e furtar uma [...]

Publicado em 10/04/2021 19:17 por Jardel Martinazzo

Covid-19: HUST confirma dois óbitos de Herval d’Oeste e um de Capinzal

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba confirmou no final da tarde deste sábado (10) a morte de [...]

Outras notícias

Publicado em 11/04/2021 08:43

Nascidos em março recebem auxílio emergencial neste domingo

A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial será depositada, [...]

Publicado em 11/04/2021 08:19

Ocorrências policiais registradas durante o sábado e madrugada de domingo em Capinzal

Na tarde deste sábado (10) a Polícia Militar em rondas pelo Acesso Cidade [...]

Publicado em 11/04/2021 06:50

Polícia Militar Rodoviária registra colisão entre carro e camionete na SC 465

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), posto de Calmon, atendeu acidente de [...]

Publicado em 10/04/2021 20:30

Estado confirma 834.212 casos, 802.756 recuperados e 11.966 mortes

Há 834.212 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa [...]

Publicado em 10/04/2021 19:47

Município de Ouro tem 13 casos ativos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Ouro informou na tarde deste sábado (10) que há [...]

Publicado em 10/04/2021 10:39

UMA VOZ NO DESERTO

Meus amigos leitores, a poucos dias afirmei que não escreveria a respeito de [...]