No ar

Marcio Pedro

Bom Dia Trabalhador

05:00 - 06:54 com Marcio Pedro

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, secretário revela que números não refletem a realidade em Capinzal

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, secretário revela que números não refletem a realidade em Capinzal

Nesta segunda-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.

Através do projeto "Doses diárias de afeto", o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Capinzal traz está campanha como causa maior. O mês Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. Oficialmente, o dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência, principalmente neste momento de isolamento social em virtude da pandemia.

A coordenadora do CRAS, Roseli Fátima da Silva, destaca que devido ao novo coronavírus, as atividades precisaram ser reformuladas, mesmo assim o contado com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as famílias atendidas pelo PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) é feito por meio do telefone e grupos de aplicativo de celular. As visitas são feitas em casos de extrema necessidade, com os devidos cuidados.  Além disso, através do site da prefeitura e da fanpage são repassadas algumas informações e orientações sobre os diversos temas e campanhas.

O secretário de Assistência Social, Thiago Casara, revela que neste ano foram registradas três ocorrências de violência de idosos. Além disso, estão sendo acompanhadas 35 famílias onde houve algum tipo de violência de idoso. O servidor cita que os números não refletem a realidade do município, tendo em vista a omissão das próprias vítimas, na maioria das vezes pelo medo de represálias, geralmente os familiares.  Além da violência física, também são registradas violência sexual, moral, financeira e psicológica. 

Casara reforça a importância da denúncia através dos órgãos de segurança pública como polícias civil, militar e disk 100 para que possam descrever as condutas e a partir daí a Secretaria de Assistência Social tenha o conhecimento dos fatos e tome as medidas necessárias.

As imagens destacadas na arte, são as crianças e idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. As mesmas tem como objetivo trazem algumas reflexões e auto avaliação:

Como estamos cuidado nossos idosos? Seja na família na comunidade? Estamos ensinando nossos filhos a respeitar nossos idosos?

Roseli lembra que o CRAS está com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas, na Rua Vereador Rolindo Casagrande, nos fundos do terminal rodoviário e ao lado da Unidade de Saúde Central.  


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 15/06/2020 09:55



Principais Notícias

Publicado em 17/01/2021 21:29 por Jardel Martinazzo

Ouro possui 37 casos ativos do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde de Ouro atualizou neste domingo a situação do novo coronavírus. O boletim revela um novo caso [...]

Publicado em 17/01/2021 19:49 por Fabio José Dos Santos Galio

Vítima de descarga elétrica morre em Capinzal

Um homem de 39 anos morreu na tarde deste domingo (17) após sofrer um choque elétrico na comunidade de Lindenberg, [...]

Publicado em 17/01/2021 09:09 por Jorge Soldi

Lesão corporal, saída de pista e ameaça foram as principais ocorrências atendidas pela PM nas últimas horas

Neste sábado, por volta  das 09:24hs  a PM atendeu  ocorrência de lesão corporal na Rua Ernesto Hachman. No [...]

Outras notícias

Publicado em 16/01/2021 09:22

Juízes eleitorais em SC começam a decidir as prestações de contas dos eleitos

    Os processos de prestações de contas para os cargos de [...]

Publicado em 15/01/2021 07:02

Hemosc reforça a necessidade de doação de sangue na temporada de verão

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça a [...]

Publicado em 15/01/2021 06:58

Governo do Estado divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2021

O Governo de Santa Catarina definiu o calendário que fixa os feriados e pontos [...]

Publicado em 11/01/2021 05:57

Jovem de 26 anos gravemente ferido em saída de pista com capotamento em Campos Novos

Um jovem de 26 anos ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito [...]

Publicado em 09/01/2021 12:32

Mulher é socorrida pelos Bombeiros após ataque de abelhas em Ouro

Uma mulher de 55 anos foi atacada por um enxame de abelhas na manhã deste [...]

Publicado em 06/01/2021 22:09

Ouro possui 26 casos ativos do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde de Ouro confirmou mais 2 casos positivos para o novo [...]