No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

MAIORIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO CONTRATAR EMPRÉSTIMOS

MAIORIA DAS MICRO E PEQUENAS  EMPRESAS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO  CONTRATAR EMPRÉSTIMOS

Apesar das medidas anunciadas pelo governo nas últimas semanas, a maioria (60%) dos donos de pequenas e micro empresas que tentaram buscar crédito no sistema financeiro desde o início da pandemia tiveram seus pedidos negados. Isso é o que mostram os dados da segunda pesquisa realizada pelo Sebrae intitulada “O impacto da pandemia do Coronavírus nos pequenos negócios”. Além de terem que lidar com uma redução de faturamento de em média 75% por causa da crise, o pequeno empresário tem que lidar com o “NÃO” do gerente do banco quando vai tentar salvar o seu negócio.

Até agora a ajuda anunciada para empresas foi a de prorrogar alguns impostos por três meses, postergando o pagamento para o final do ano; prorrogação de parcelas por 6 meses em linhas de BNDES e alguns financiamentos; e uma linha de crédito que financia até dois meses de folha de pagamento com juros de 3,75% ao ano, mas apenas para empresas com faturamento acima de R$ 360 mil por ano. Até aí tudo bem, mas e as empresas que faturam menos que isso? Prorrogar dívidas não deixa de ser importante, pois dá um “gás” no caixa da empresa, mas a dificuldade é muito maior do que essa: as empresas estão quase sem vendas, tornando necessário injetar capital de giro nas mesmas para que se mantenha durante esse período de baixo faturamento.

Mas na hora de “buscar“ esse capital de giro é que nos deparamos com o problema: o crédito negado pelo banco. E isso acontece por alguns motivos: O empresário que solicita o crédito não possui uma garantia para oferecer na hora de tomar o empréstimo; ou a empresa já pegou alguma linha para capital de giro e não consegue fazer outro empréstimo na mesma linha; ou ainda a empresa já entrou com alguma restrição em Serasa/SPC que impossibilitam o crédito novo. Essas condições fazem com que o banco considere a operação com risco elevado. Eu não estou dizendo aqui que os bancos são os vilões da história, muito pelo contrário, penso que as instituições financeiras não precisam assumir o risco da crise e salvar todas as empresas oferecendo crédito arriscado. Este é papel do governo! O órgão federal deveria fornecer uma contrapartida aos bancos para garantir que o crédito chegue ao pequeno empresário. Tem que existir algo específico para salvar os negócios pequenos. Existe uma proposta que tramita em aprovação para liberar um valor em capital de giro de 50% do faturamento que a empresa teve em 2019, mas por enquanto ainda não saiu do papel. E pior, quando sair o banco só vai emprestar para empresas com o cadastro em dia e com garantias para oferecer. A empresa que está passando por dificuldade financeira dificilmente vai atender todos os requisitos do banco, e aí o crédito será negado de novo. Não culpe os bancos, ele não precisa fazer o papel do governo. Precisamos sim é que o nosso governo haja como “salvador da pátria”, o que até agora não o vi fazer.

 

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 29/05/2020 17:38



Principais Notícias

Publicado em 11/07/2020 19:25 por Jorge Soldi

Bombeiros combatem incêndio em aviário no interior de Ouro

Um incêndio atingiu um aviário desativado em Linha Sagrado, interior  de Ouro, no  início da noite  de sábado [...]

Publicado em 11/07/2020 16:10 por Jorge Soldi

Motorista dorme ao volante e sai da pista com automóvel na BR-282

O motorista de um Renault/Clio, com placas de Catanduvas, saiu da pista depois de dormir na direção do veículo por [...]

Publicado em 11/07/2020 11:13 por Douglas Varela

Primeira parcela do IPTU vence na quarta-feira em Ouro

Vence na próxima quarta-feira, dia 15, o prazo para o pagamento da primeira parcela ou da cota única do Imposto [...]

Outras notícias

Publicado em 11/07/2020 11:24

Homenagem póstuma a Silvino Savariz

Foi sepultado na tarde da última sexta-feira, dia 03, no Cemitério Municipal [...]

Publicado em 11/07/2020 11:18

ESPECIALIDADE EM DENTÍSTICA RESTAURADORA E ESTÉTICA

Reconhecida como especialidade na década de 70, a principal característica [...]

Publicado em 11/07/2020 11:00

PM registra tentativa de roubo no Banco do Brasil em Abdon Batista

Polícia Militar de Abdon Batista, registrou uma tentativa de roubo na agência [...]

Publicado em 11/07/2020 10:32

LEMBRANÇAS DE VELHOS!

Estamos vivendo o tempo de reflexão, onde valores da existência estão sendo [...]

Publicado em 11/07/2020 10:18

TEM UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? ESCREVA SOBRE ELE

Zélia Maria BonamigoJornalista e Antropólogazeliabonamigo@uol.com.br Não é [...]

Publicado em 10/07/2020 15:01

Veículo é furtado no estacionamento da BRF de Capinzal na madrugada desta sexta-feira

Um veículo VW/Gol/Special, vermelho, placas MAA 7856  foi furtado durante a [...]