No ar

Marlo Matielo

Crônica

13:00 - 13:14 com Marlo Matielo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

LEMBRANÇAS DE VELHOS!

LEMBRANÇAS DE VELHOS!

Estamos vivendo o tempo de reflexão, onde valores da existência estão sendo retomados! Veio em minha mente um livro que estudei no mestrado, intitulado: Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos, autora Eclésia Bosi, Cia das Letras, 1994. Obra que narra por meio de entrevistas a história social de São Paulo, como o dia-a-dia dos imigrantes operários!

Sempre tive vontade de ouvir as histórias dos 'velhos' e isto ganho ainda mais força quando me tornei historiador! Não há como negar que os 'velhos' em muito contribuíram para edificação do passado de suas comunidades! Infelizmente a história focada nos últimos tempos no nosso país, ligada ao viés marxista e altamente ideológico, levou o esquecimento de lindas, tristes e emocionantes histórias dos antepassados!

Também ocorreu a barbaridade histórica, com a dimensão positivista de lembrar somente heróis e grandes figuras da história. Não é para deixar de lado os 'vultos' patrióticos, devemos conhecer eles, mas também se deve ter em mente que a história, por exemplo, de Capinzal/Ouro (SC), construiu-se por meio de infinitas pessoas que em seu anonimato deixaram importantes contribuições, mas elas não foram prefeito, vereadores ou ocuparam cargo importante!

Quando se conta a história, por exemplo, de Capinzal, também deveríamos saber quem foi 'Tia Bena' e que fazia suas andanças pelas ruas da cidade Capinzal. Saiba que daquela forma, ela fez parte desta história!

Lembranças de velhos! Quanta saudade de meus avós seja do lado paterno, moradores em Capinzal, na Rua Aparício Ribeiro (ao lado da atual prefeitura), nona Lúcia e nono Anselmo Toaldo. Ele, um exímio alfaiate, seus ternos eram muito elogiados e ela, uma fantástica cozinheira, fazia o melhor 'agnolini' de Capinzal (sem falta de modéstia). Ficava muitas horas ouvindo as histórias de meus avós paternos. Os avós maternos foram outras criaturas maravilhosas, nona Leonor e nono Ciro Dambrós, eram também meus padrinhos de batismo. Moravam em Ouro, no alto da Rua Presidente Kenedy, onde tínhamos uma visão panorâmica do centro de Capinzal. Nono Ciro, um simples saboeiro do Frigorifico Ouro, mas um mestre em carpintaria ela sabia fazer um pouco de tudo! Nona Leonor, como nona Lúcia, uma extraordinária cozinheira. Aliás, estas 'velhas' senhoras cozinhavam como ninguém as maravilhas da cozinha italiana!

Lembranças de velhos que continuam atuais! Infelizmente neste mundo tecnológico, eles não são tão lembrados e, quando há algo feito para eles, poucos conseguem ter seus privilégios. Cito um caso, o de minha 'mãe, quase com oitenta anos, para poder ouvir melhor, já gastou muito dinheiro com aparelhos para audição; quantos, sem nenhuma condição financeira, acabam ficando isolados em seus cantos, sem poder ouvir! Nem cito a questão de outras áreas de saúde, observe o absurdo dos planos de saúde para quem chega aos setenta anos, por exemplo! Este foi um dos dramas de meu falecido pai, chegando ao absurdo de ter quase todo seu salário destinado ao pagamento dos planos de saúde dele e de minha mãe!

Não estou fazendo sensacionalismo, apenas escrevo um dos dramas vividos por minha família! Fatos que demonstram menosprezo aos nossos 'velhos', na fase da vida, onde poderiam curtir com prazer suas boas 'lembranças', amargam os infortúnios de ser mero descarte, dentro de uma sociedade que não aprendeu a valorizá-los (apesar de termos alguns avanços)!

Recordar é viver quando o 'velho' cultiva com dignidade suas lembranças. Justiça seja feita: na região de Capinzal/Ouro e em grande parte dos estados do Sul do Brasil a maioria das famílias cuida bem de seus 'velhos' (em sua própria casa), ao ponto de termos poucos asilos e casa de repouso (obviamente cada caso tem suas particularidades)!

Valorizemos as lembranças e a memória de nossos queridos e heroicos velhos, assim a nossa história estará completa!

Pensem nisto e até o próximo! Deus abençoe todos, especialmente nossos 'velhos'!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 11/07/2020 10:32



Principais Notícias

Publicado em 12/08/2020 09:36 por Jardel Martinazzo

CDL Capinzal realiza primeira reunião online com sua diretoria

A diretoria executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis realizou na noite desta [...]

Publicado em 12/08/2020 08:52 por Jardel Martinazzo

Ouro registra 318 casos de Covid-19; 211 pessoas estão curadas

Ouro divulgou na tarde de terça-feira (11) um boletim atualizado sobre a situação do novo coronavírus. Foram [...]

Publicado em 11/08/2020 21:37 por Jardel Martinazzo

Vizinhos contém incêndio e evitam destruição de casa em Ouro

A ação rápida de vizinhos evitou que uma casa fosse destruída por um incêndio no final da tarde de terça-feira [...]

Outras notícias

Publicado em 12/08/2020 07:21

Coronavírus já causou sete mortes em Herval d´Oeste

Uma idosa de 94 anos é a sétima vítima do coronavírus (Covid-19), em Herval [...]

Publicado em 12/08/2020 07:15

PM prende homem que quebrou dedos da mão de mulher durante agressões

Um homem foi preso no começo da tarde desta terça-feira (11) após agressão [...]

Publicado em 11/08/2020 18:16

Coronavírus em SC: Estado confirma 109.522 casos, 97.228 recuperados e 1.619 mortes por Covid-19

Santa Catarina tem 109.522 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo [...]

Publicado em 11/08/2020 07:23

Educação de Piratuba divulga dados de pesquisa feita na rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação da Capital Turística, divulgou nesta segunda-feira [...]

Publicado em 10/08/2020 08:57

Campanha Cobertor Solidário encerra nesta semana em Capinzal

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em parceria com a Rede Laço de [...]

Publicado em 10/08/2020 08:36

A COVID-19 E O NEGACIONISMO CIENTÍFICO

No Brasil vive-se, atualmente, com bastante intensidade um apego tremendo ao [...]