No ar

Rádio Capinzal

Parada de Sucessos

14:30 - 23:00 com Rádio Capinzal

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • anuncie aqui

Empresas se unem para doar mais de 5 mil concentradores de oxigênio

Empresas se unem para doar mais de 5 mil concentradores de oxigênio

Equipamentos serão utilizados para o tratamento de pacientes com Covid-19 em suas próprias localidades, evitando o deslocamento e sobrecarga de hospitais; a iniciativa atende a uma chamada pública da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia em apoio ao Ministério da Saúde, a logística dos itens ficará sob responsabilidade do SUS 

Um grupo de 12 empresas se uniu em uma ação coletiva para viabilizar a doação de mais de 5.000 concentradores de oxigênio, que serão utilizados para o tratamento de pacientes com Covid-19 em suas próprias localidades, evitando deslocamentos para outras cidades e, consequentemente, a sobrecarga de hospitais. O concentrador de oxigênio é um equipamento que separa o oxigênio do ar e o fornece ao paciente em um fluxo direto e contínuo, contribuindo para a melhora de sua capacidade respiratória, uma das áreas mais afetadas pelas consequências da Covid-19. 

Participam desta iniciativa as seguintes empresas: Bradesco, BRF, B3, Embraer, Gerdau, Grupo Ultra, Itaú Unibanco, Magazine Luiza, Marfrig, Natura & Co, Suzano e Unipar. O Grupo atendeu a uma chamada pública feita pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, em apoio ao Ministério da Saúde, para a aquisição de concentradores de oxigênio. A Air Liquide Brasil, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, fez a cotação geral para a importação dos equipamentos, ao custo total de R$ 35 milhões. 

O uso dos concentradores doados nesta ação terá papel fundamental no combate à pandemia e consequente desafogamento do sistema hospitalar. Considerando que o tempo médio de uso do aparelho por paciente pode variar entre uma ou duas semanas, a expectativa é de que os mais de 5 mil concentradores atendam, mensalmente, entre 10 mil e 20 mil pacientes. Cada concentrador substitui, em média, 21 cilindros de oxigênio. Juntos, os equipamentos doados suprirão o equivalente a uma produção mensal de 1.100.000 metros cúbicos do insumo, volume que demandaria mais de 108 mil cilindros por mês para ser armazenado. A quantidade de oxigênio fornecida por meio dos concentradores contribuirá ainda para evitar a sobrecarga na capacidade produtiva da indústria de gases. 

A praticidade no manuseio é outra característica de destaque no uso dos concentradores. Cada equipamento pesa aproximadamente 15 quilos e necessita apenas de energia elétrica para funcionar. Essas condições facilitam o transporte e uso, inclusive, nas regiões mais remotas do País. A durabilidade também é um diferencial destes equipamentos. Os concentradores doados têm uma vida útil estimada em sete anos. 

Os mais de 5 mil concentradores de oxigênio adquiridos nesta ação serão entregues ao Ministério da Saúde, a quem caberá a responsabilidade de fazer a logística de distribuição dos equipamentos. A expectativa é que os aparelhos sejam enviados aos seus locais de destino no decorrer do mês de abril. 

Com essa iniciativa coletiva, as empresas somam seus esforços no enfrentamento à pandemia de Covid-19, em um de seus momentos mais agudos no Brasil. As companhias participantes desta ação estão comprometidas com os esforços da sociedade para salvar vidas e com o apoio ao Poder Público, em suas diferentes esferas, nas ações de superação à crise sanitária. 

Fonte – Assessoria de Comunicação BRF


Publicado por: Marlo Matielo Data: 07/04/2021 15:38



Principais Notícias

Publicado em 11/04/2021 08:24 por Jardel Martinazzo

Desentendimento termina com disparos de arma de fogo no Lar Imóveis

No começo da noite de sábado (10) a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de disparo de arma de [...]

Publicado em 10/04/2021 20:17 por Jardel Martinazzo

PM prende homem que foi imobilizado por moradores após furtar residência em Capinzal

Um homem foi preso pela Polícia Militar no começo da manhã deste sábado (10) após arrombar e furtar uma [...]

Publicado em 10/04/2021 19:17 por Jardel Martinazzo

Covid-19: HUST confirma dois óbitos de Herval d’Oeste e um de Capinzal

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba confirmou no final da tarde deste sábado (10) a morte de [...]

Outras notícias

Publicado em 11/04/2021 08:43

Nascidos em março recebem auxílio emergencial neste domingo

A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial será depositada, [...]

Publicado em 11/04/2021 08:19

Ocorrências policiais registradas durante o sábado e madrugada de domingo em Capinzal

Na tarde deste sábado (10) a Polícia Militar em rondas pelo Acesso Cidade [...]

Publicado em 11/04/2021 06:50

Polícia Militar Rodoviária registra colisão entre carro e camionete na SC 465

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), posto de Calmon, atendeu acidente de [...]

Publicado em 10/04/2021 20:30

Estado confirma 834.212 casos, 802.756 recuperados e 11.966 mortes

Há 834.212 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa [...]

Publicado em 10/04/2021 19:47

Município de Ouro tem 13 casos ativos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Ouro informou na tarde deste sábado (10) que há [...]

Publicado em 10/04/2021 10:39

UMA VOZ NO DESERTO

Meus amigos leitores, a poucos dias afirmei que não escreveria a respeito de [...]