No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • WHATS

COLÉGIO MATER DOLORUM: 71 ANOS DE HISTÓRIA!

COLÉGIO MATER DOLORUM: 71 ANOS DE HISTÓRIA!

Quando penso em Capinzal (SC), em minha mente surgem seis cenários que rememora a sua História: a Ferrovia que corta o município, a Ponte Pênsil, a Igreja Matriz, o Colégio Mater Dolorum, o Hospital Nossa das Dores e o Frigorifico Ouro! Cada qual tem sua história e, não devemos esquecer o glamoroso Rio do Peixe, infelizmente muitos contribuem para sua extinção!

Neste artigo vou reportar-me ao Colégio Mater Dolorum, hoje faz parte da Rede Estadual de Ensino, mas, continua radiante e torna a cidade de Capinzal ainda mais bela! Aliás, ele é um cartão postal de minha terra natal! Ele faz parte da história de minha família! Nele, estudei desde a tenra idade até concluir o Primeiro Grau (ginásio)! E, o destino levou-me a ser um professor neste colégio!

Quanta história há em minha memória do Mater Dolorum! Acredito que Capinzal deve muito as religiosas da Congregação das “Servas de Maria Reparadora”, pois elas, além de construir o Colégio, dedicaram-se em erguer o Hospital Nossa das Dores, bem como a antiga Escolinha Profissional! Imagino que a Câmara Municipal deveria entregar o Título de Cidadão Capinzalense para a Superiora desta Congregação, pois as heroicas irmãs, na década de quarenta, não mediram esforços e investiram muito para o bem estar do povo capinzalense! Caso a homenagem tenha acontecido, registro minhas honrarias!

Atualmente, por meio da rede social temos a oportunidade de rememorar o passado, por exemplo, participo de um grupo chamado “Capinzal e Ouro” que é administrado pela Márcia Dambrós e onde podemos matar a nossa saudade da infância e juventude, sobretudo junto ao Mater Dolorum!

Do Colégio, lembro-me das festas de seu aniversário, 15 de setembro! Durante algum tempo, minha mãe (que também estudou nele) fez parte do grupo de mães, dentre tantas ações que faziam, havia o tradicional jantar de 15 de setembro! Era maravilhoso, acontecia no salão Paroquial com um apetitoso cardápio: estrogonofe!

Setenta e um anos de História! Quantos passaram pelo Colégio Mater Dolorum, sejam como alunos, professores, trabalhadores, diretores, coordenadores e as próprias religiosas! Lembro-me de uma das últimas diretoras, quando era aluno, Irmã Benícia que muito me ajudou!

Um Colégio que precisa ter sua história conhecida e preservada! Não apenas por sua edificação, inaugurado em 1949, em nada perde para as construções de escolas atuais, mas, sobretudo pelo que representa para as comunidades de Capinzal/Ouro!

No artigo passado, lembrei-me das comemorações cívicas e dos impecáveis desfiles de sete de setembro, onde o Colégio Mater Dolorum surpreendia os munícipes com belas apresentações! Tenho orgulho em dizer que participei delas! Inclusive circula na rede social, um documentário da Fanfarra Municipal de Capinzal, produzido pelo Luís Alcides, aonde faz menção às escolas do município e, obviamente o Mater Dolorum é citado com elogios!

Daquele prédio tenho em mente as amplas salas de aula, a gruta com Nossa Senhora das Dores com seus coloridos peixes em água corrente, além do encantador e suntuoso palco com seus assentos, acredito que por um bom tempo, aquele foi o maior e melhor auditório da região!

As religiosas fizeram sua parte, depois o governo catarinense adquiriu a edificação e tivemos outros diretores que contribuíram para elevar seu nome! Destaco duas diretoras amigas, Noêmia Pizzamiglio e Giana Martins. A primeira foi quem me convidou para ser professor, a segunda, atual diretora, eleva esta instituição, como sendo uma das melhores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina!

Parabéns Capinzal/Ouro, por terem a 71 anos um Colégio que engrandece e continua levando o ensino a tantos que desejam viver num país culto e grandioso!

Viva o Colégio Mater Dolorum e até o próximo artigo!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 22/09/2020 08:13



Principais Notícias

Publicado em 24/10/2020 22:47 por Jorge Soldi

Capotamento deixa vítima fatal na BR-470 próximo ao Rio Marombas

Um acidente de trânsito na tarde deste sábado, dia 24, acionou a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Curitibanos, na [...]

Publicado em 24/10/2020 19:31 por Jorge Soldi

Saída de pista é registrada na SC 150 entre Ouro e Lacerdópolis

O acidente foi registrado por volta das 18h400min deste sábado, (23) na SC 150, trecho entre Ouro  e Lacerdópolis. O [...]

Publicado em 24/10/2020 16:47 por Jorge Soldi

Família procura menor desaparecida em Ouro

A família de  Emeli Silva Machado  de 14 anos procura a jovem que está desaparecida desde a noite desta [...]

Outras notícias

Publicado em 24/10/2020 08:39

O NOVO VAREJO: ON LINE E OFFLINE

Existe uma série de tecnologias desenvolvidas recentemente para o varejo. [...]

Publicado em 23/10/2020 11:35

Governador Carlos Moisés inaugura nesta tarde a pavimentação da SC-467 que liga os munícipios de Ouro e Jaborá

O Governador Carlos Moisés da Silva estará na tarde desta sexta-feira (23) [...]

Publicado em 23/10/2020 11:17

PRF recupera veículo roubado em Campos Novos, na BR 470

Nesta quinta-feira (22), por volta de 14h45, policiais rodoviários federais [...]

Publicado em 23/10/2020 10:27

PARA QUEM VAI TEU VOTO?

Com pouco mais de vinte dias para a eleição de 15 de novembro, novamente [...]

Publicado em 23/10/2020 10:21

CRIANÇAS ESCRITORAS EM SUA CASA

Zélia Maria BonamigoJornalista e [...]

Publicado em 23/10/2020 09:34

Receita abre hoje consulta a lote residual de restituição do IR

A Receita Federal abre hoje (23), às 10h, a consulta ao lote residual de [...]