No ar

Rádio Capinzal

Parada de Sucessos

14:30 - 23:00 com Rádio Capinzal

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • anuncie aqui

Altair Silva é novo secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC

Altair Silva é novo secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC

A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina tem um novo gestor. O deputado estadual Altair Silva, que passa a coordenar as políticas públicas e ações voltadas ao fortalecimento do agronegócio catarinense, foi empossado pelo governador Carlos Moisés, em solenidade nesta segunda-feira, 18, em Florianópolis.

“Temos grandes avanços pela frente.  Por meio da secretaria da Agricultura, desenvolvemos ações importantes em todos os municípios e queremos tornar o Estado cada vez mais competitivo no agronegócio, que é uma de suas principais vocações. Santa Catarina é grande não em território, mas pela capacidade das pessoas que aqui trabalham”, disse o governador. Carlos Moisés também ressaltou ter a certeza que o novo secretário preenche todos os requisitos para efetuar um excelente trabalho frente à pasta.

Altair Silva assume a vaga ocupada por Ricardo de Gouvêa desde janeiro de 2019. Entre os maiores desafios de sua gestão, o novo secretário destaca as ações para reduzir os impactos da estiagem em Santa Catarina e a melhoria na energia elétrica disponível no meio rural.

“É uma importante missão. Vamos fazer um trabalho de sinergia muito forte, principalmente na assistência rural, com ações voltadas à parte hídrica com preservação e recuperação de nascentes, poços artesianos, entre outros. Também, com parcerias, um programa de energia elétrica trifásica para o interior. Precisamos estimular e fortalecer cada vez mais o setor produtivo. O nosso agronegócio é um exemplo para o mundo. Investir em quem trabalha e produz é gerar empregos, renda e qualidade de vida”, pontuou Altair Silva.

A Secretaria de Estado da Agricultura possui três empresas vinculadas - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S/A (Ceasa/SC) - e investe mais de R$ 620 milhões por ano nas atividades de pesquisa agropecuária, extensão rural, defesa sanitária animal e vegetal, inovação, comercialização e fomento agropecuário.

A cerimônia de posse contou com a presença da vice-governadora Daniela Reinehr; chefe da Casa Civil, Eron Giordani; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia; senador da República, Esperidião Amin; deputado federal, Celso Maldaner; além de deputados estaduais, prefeitos, integrantes do colegiado do Governo do Estado e lideranças ligadas ao setor produtivo.

O governador Carlos Moisés também agradeceu pelos serviços prestados pelo ex-secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, em prol do desenvolvimento do setor em Santa Catarina.

Sobre o novo secretário

O novo secretário é natural de Major Gercino (SC), tem 54 anos, é técnico agrícola e formado em direito, com MBA em Agrobusinness pela Fundação Getúlio Vargas. Ao longo de sua trajetória profissional, Altair Silva sempre teve forte ligação com o agronegócio catarinense, com passagem pela Secretaria Municipal da Agricultura de Chapecó e contribuição em diversas entidades envolvidas com o setor. Em 2018, foi eleito deputado estadual com mais de 30 mil votos.

Agronegócio catarinense

Santa Catarina coleciona os títulos de maior produtor nacional de suínos, maçã, cebola, pescados, ostras e mexilhões; segundo maior produtor de tabaco, palmito, aves, pera, pêssego, alho e arroz;  quarto maior produtor de uva, cevada e leite. O agronegócio responde por 70% das exportações catarinenses em 2020 e por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

As lavouras são livres de Cydia pomonella, considerada o pior inseto praga da fruticultura. Santa Catarina também é o único estado do país reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação e, junto com o Rio Grande do Sul, é zona livre de peste suína clássica.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 19/01/2021 06:15

Fotos

18773295946006a36c25b9a1.53030341.jpg

Foto: Doia Cercal/Secom




Principais Notícias

Publicado em 11/04/2021 08:24 por Jardel Martinazzo

Desentendimento termina com disparos de arma de fogo no Lar Imóveis

No começo da noite de sábado (10) a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de disparo de arma de [...]

Publicado em 10/04/2021 20:17 por Jardel Martinazzo

PM prende homem que foi imobilizado por moradores após furtar residência em Capinzal

Um homem foi preso pela Polícia Militar no começo da manhã deste sábado (10) após arrombar e furtar uma [...]

Publicado em 10/04/2021 19:17 por Jardel Martinazzo

Covid-19: HUST confirma dois óbitos de Herval d’Oeste e um de Capinzal

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba confirmou no final da tarde deste sábado (10) a morte de [...]

Outras notícias

Publicado em 11/04/2021 08:43

Nascidos em março recebem auxílio emergencial neste domingo

A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial será depositada, [...]

Publicado em 11/04/2021 08:19

Ocorrências policiais registradas durante o sábado e madrugada de domingo em Capinzal

Na tarde deste sábado (10) a Polícia Militar em rondas pelo Acesso Cidade [...]

Publicado em 11/04/2021 06:50

Polícia Militar Rodoviária registra colisão entre carro e camionete na SC 465

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), posto de Calmon, atendeu acidente de [...]

Publicado em 10/04/2021 20:30

Estado confirma 834.212 casos, 802.756 recuperados e 11.966 mortes

Há 834.212 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa [...]

Publicado em 10/04/2021 19:47

Município de Ouro tem 13 casos ativos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Ouro informou na tarde deste sábado (10) que há [...]

Publicado em 10/04/2021 10:39

UMA VOZ NO DESERTO

Meus amigos leitores, a poucos dias afirmei que não escreveria a respeito de [...]