No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • WHATS

A SAÚDE NOSSA DE CADA DIA

A SAÚDE NOSSA  DE CADA DIA

Para você, o que significa ter saúde? Não procuro nesse momento saber o significado literal dessa palavra, facilmente encontrado em uma pesquisa rápida na Internet ou em uma consulta ao dicionário. Ao invés disso, repito a pergunta: para você, o que significa ter saúde? Como resposta a esse questionamento, possivelmente sairão afirmações como “Ter saúde é não sentir dor alguma”, ou ainda “Saúde é um estado do corpo humano que nos permite fazer tudo aquilo que precisamos” e, talvez, “Mas que pergunta sem sentido! Ter saúde é estar tranquilo, feliz, em paz e com o organismo funcionando direitinho!”. Pois bem, ter saúde é um tema que vem sendo discutido pelos estudiosos dessa geração em virtude de ser uma meta comum a todos, o produto final de uma vida repleta de hábitos construtivos e que contribuem a curto e longo prazo para que corpo e mente coexistam harmoniosamente; contudo, permanecem ainda pouco precisas as definições sobre como alcançar esse tesouro – a saúde! –, principalmente pelo fato de que o seu conceito é extremamente particular, sendo estabelecido continuamente de acordo com o desenrolar da vida de cada um.

Para esclarecer minha fala, tomo a liberdade de fazer aqui um comparativo entre duas situações bastante ilustrativas: primeiramente, pensemos em um jovem acadêmico cujas capacidades físicas e intelectuais estão sendo desenvolvidas a todo vapor – ele estuda, pratica esportes, passa uma parte de seus dias convivendo feliz com sua família e, para completar, segue rigorosamente uma dieta equilibrada, com dosagens precisas dos compostos nutricionais especialmente selecionados, com enfoque na demanda estabelecida pelo seu estilo de vida. Frente a esse caso, podemos sugerir com grande chance de acerto que o corpo desse jovem rapaz tem suas funções metabólicas operando em equilíbrio, sendo assim, goza de saúde física e mental suficientemente boa para que sua expectativa de vida seja longa. Em contrapartida, analisemos o outro lado da moeda: um senhor já com idade avançada que não adquiriu o hábito de ir consultar um médico rotineiramente, ou aferir a pressão arterial em alguma farmácia, muito menos de controlar seu peso com o passar dos anos; um senhor aposentado que aproveita seu tempo com uma rotina bastante marcada pelas atividades simples e delicadas da vida interiorana – cuidar das galinhas, ler o jornal, irrigar as verduras e frequentar o matinê de vez em quando. Ao ser questionado sobre como se sente, ele afirma estar ótimo, sem nenhuma queixa que apontasse para aquela hipertensão silenciosa, ou para aquela diabetes escondida, muito menos para a insuficiência renal que já bate na porta há alguns anos.

Essa dualidade de cenários me faz pensar que ambos os personagens apresentam saúde – cada um a seu modo, cada um segundo sua concepção. Saúde não pode ser compreendida como um estado concreto, imutável e descrito objetivamente nos artigos científicos; mas sim um estado dinâmico, em que estar feliz consigo próprio (com seu corpo e sua mente) valem muito mais do que um exame de laboratório dentro dos limites da normalidade. Muito mais vale um sorriso no rosto e a adoção de um estilo de vida positiva do que mil e uma cápsulas vitamínicas vendidas a rodo em cada loja de esquina.

Não somos números. Não somos metas. Não fomos feitos para seguirmos padrões de comportamento apenas porque nos disseram que isso ou aquilo faz bem. Acredite: a saúde se conquista a cada dia, a depender diretamente da leveza que assumimos na identificação das necessidades particulares de nosso corpo, bem como da iniciativa adotada para saciá-las ponderadamente. Até a próxima!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 16/10/2020 15:04



Principais Notícias

Publicado em 24/10/2020 22:47 por Jorge Soldi

Capotamento deixa vítima fatal na BR-470 próximo ao Rio Marombas

Um acidente de trânsito na tarde deste sábado, dia 24, acionou a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Curitibanos, na [...]

Publicado em 24/10/2020 19:31 por Jorge Soldi

Saída de pista é registrada na SC 150 entre Ouro e Lacerdópolis

O acidente foi registrado por volta das 18h400min deste sábado, (23) na SC 150, trecho entre Ouro  e Lacerdópolis. O [...]

Publicado em 24/10/2020 16:47 por Jorge Soldi

Família procura menor desaparecida em Ouro

A família de  Emeli Silva Machado  de 14 anos procura a jovem que está desaparecida desde a noite desta [...]

Outras notícias

Publicado em 24/10/2020 08:39

O NOVO VAREJO: ON LINE E OFFLINE

Existe uma série de tecnologias desenvolvidas recentemente para o varejo. [...]

Publicado em 23/10/2020 11:35

Governador Carlos Moisés inaugura nesta tarde a pavimentação da SC-467 que liga os munícipios de Ouro e Jaborá

O Governador Carlos Moisés da Silva estará na tarde desta sexta-feira (23) [...]

Publicado em 23/10/2020 11:17

PRF recupera veículo roubado em Campos Novos, na BR 470

Nesta quinta-feira (22), por volta de 14h45, policiais rodoviários federais [...]

Publicado em 23/10/2020 10:27

PARA QUEM VAI TEU VOTO?

Com pouco mais de vinte dias para a eleição de 15 de novembro, novamente [...]

Publicado em 23/10/2020 10:21

CRIANÇAS ESCRITORAS EM SUA CASA

Zélia Maria BonamigoJornalista e [...]

Publicado em 23/10/2020 09:34

Receita abre hoje consulta a lote residual de restituição do IR

A Receita Federal abre hoje (23), às 10h, a consulta ao lote residual de [...]