No ar

Marcio Pedro

Programa Marcio Pedro

17:00 - 17:59 com Marcio Pedro

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

A CASA DOS DESENHOS: HISTÓRIA E ARTE

A CASA DOS DESENHOS: HISTÓRIA E ARTE

Zélia Maria Bonamigo
Jornalista e Antropóloga
zeliabonamigo@uol.com.br

Você sabe que desenhos, pedras antigas e formas de se fazer construções, taipas e festas, são fontes de pesquisa em História e se tornam linguagens de comunicação?

Há algumas semanas, ao ver as imagens ilustrativas da previsão do tempo, de Ronaldo Coutinho, na Rádio Capinzal, a foto de uma casa antiga me chamou atenção, por se parecer um pouco com a casa do meu pai, Alduino Bonamigo (in memoriam).

Por uma rede social, encontrei Fernanda Faé, que me informou ser de propriedade de Américo Faé e Dirlei Maria Bortoli Faé, cujos filhos são Fernanda, Petrônio e o neto Gabriel Lucas. Ótimo! O passo seguinte foi entrevistá-los.

Nessa entrevista fui informada de que o autor daquela foto é Douglas Varela, diagramador e fotógrafo do Jornal A Semana - Rádio Capinzal. E que outras diversas imagens do local também foram feitas por ele, especialmente aquelas que ilustraram a publicação Propriedade do interior de Ouro produz graviola e outras frutas diferentes, de 15.mai.20, do mesmo Jornal.

Perguntei ao Douglas qual foi a especial motivação de fazer as imagens da casa antiga com riqueza de detalhes. Veja a sua resposta:

Como estou indo, juntamente com Luiz Pedro Scarton, ver a questão das histórias, quando vi a casa, me surpreendi [...]. Me chamou muita atenção a questão da estrutura e do envelhecimento dela, mas com o cuidado e o capricho do casal Faé, bem como os detalhes das festas e casamentos lá realizados.[...] Eu, tento capturar ao máximo os detalhes para que as pessoas enxerguem, através das fotos, o que não conseguem enxergar ao vivo.

E quem foram os pais de Américo? José Faé e Ana Maria Matia Faé. “Quando me casei com Américo, esta propriedade já existia, era ainda dos pais dele”, comenta Dirlei, 65. A casa situa-se a 2 km da sede da Linha Carmelinda e a 20 km da cidade de Ouro-SC.

José visitou o local antes, com os irmãos dele, Olivo e Domingos, “para 'olhar' os terrenos. Vieram cortando picada, a cavalo, atravessaram a balsa em Marcelino Ramos e chegaram até aqui. Depois, saíram de Monte Belo-RS, onde moravam, para chegar a esta localidade. Vieram com as mudanças em carretas”, relata Américo.

E como eram preparadas as tábuas para a casa e as tabuinhas para cobri-la provisoriamente, já que não se podia contar com serviços de serraria? Naquele tempo, eram derrubados cedro e pinheiro, e as tábuas eram serradas à mão. Havia o lascador para as tabuinhas, de 1 m, e eram usados machado e serrote. O metro era medido a partir de quatro dedos abaixo do umbigo até o chão.

Já as tábuas de 4 m, de madeira quadrada, eram serradas à mão, em duas pessoas: uma ficava embaixo, outra em cima do estaleiro, trabalho difícil. O estaleiro era feito de forquilhas, perto do mato. Eram roladas as toras em cima, serradas e arrastadas por cavalos até a casa. Quer conhecer mais essa história e sobre pedras e costumes? Prossiga, nos veremos entre as páginas adiante.

 

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 22/05/2020 17:52



Principais Notícias

Publicado em 22/09/2020 13:11 por Jorge Soldi

Acidente entre carro e moto foi registrado em Capinzal

Um acidente de trânsito envolvendo uma Moto Honda 150 placa do Mercosul e uma Fiat Strada, placas de Capinzal,  [...]

Publicado em 22/09/2020 12:50 por Jorge Soldi

Semáforos inteligentes serão instalados na Nereu Ramos

A Diretoria  de Trânsito está  implantando  um novo sistema de sinalização inteligente nos semáforos na Rua [...]

Publicado em 22/09/2020 06:52 por Jardel Martinazzo

TST determina fim da greve nos Correios

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao [...]

Outras notícias

Publicado em 22/09/2020 13:04

Irregularidade na sede do Detran/SC pode ter causado prejuízo de R$ 3 milhões

Um levantamento realizado pelo Detran/SC apontou a existência de indícios de [...]

Publicado em 22/09/2020 09:35

MAS VOCÊ NÃO É FORMADA?!?! – PARTE II

Estar doente faz referência a um estado de corpo e alma bastante amplo, [...]

Publicado em 22/09/2020 08:13

COLÉGIO MATER DOLORUM: 71 ANOS DE HISTÓRIA!

Quando penso em Capinzal (SC), em minha mente surgem seis cenários que [...]

Publicado em 22/09/2020 07:06

Prepare seu pet para rotina pós-pandemia

Balance traz dicas para preparar os bichinhos para quando a quarentena [...]

Publicado em 22/09/2020 06:59

Incêndio em vegetação no centro da cidade mobiliza Bombeiros Voluntários de Machadinho (RS)

Bombeiros Voluntários de Machadinho (RS) atenderam ocorrência de incêndio em [...]

Publicado em 22/09/2020 06:44

Capinzal tem apenas 03 pacientes ativos com a COVID-19

Dados divulgados na tarde desta segunda-feira, dia 21, pela Secretaria da [...]