No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • WHATS

5 grandes falhas de segurança de 2015

5 grandes falhas de segurança de 2015

O ano de 2015 foi marcado por uma série de invasões e informações de usuários, empresas e até agências do governo. Listamos 5 grandes casos de vulnerabilidades que se tornaram públicos neste ano. Algumas das falhas foram exploradas, como é o caso do site de traições Ashley Madison. Outras, como as descobertas no Flash, contribuiram para uma mudança de posicionamento no mercado da tecnologia.

Confira a lista completa: 

1. Android
Em agosto deste ano, pesquisadores de segurança descobriram uma brecha que poderia afetar 95% dos dispositivos que rodam Android. A falha, batizada de "Stagefright", permitia inutilizar o smartphone com uma simples mensagem, permitindo que criminosos monitorassem áudio, vídeo e até executassem à distância uma série de tarefas.

O Google disponibilizou patches de correção e se comprometeu a liberar as correções mensalmente, em uma tentativa de impedir que os dispositivos fiquem vulneráveis por muito tempo.

2. Ashley Madison
A invasão ao site Ashley Madison foi um dos casos de segurança na rede que ganhou mais destaque em 2015. O site, que funciona como uma rede social para pessoas que desejam ter relacionamentos extraconjugais, foi acusado de manter as informações de usuários mesmo quando eles pagavam para que elas fossem apagadas, o que gerou a revolta de um grupo de hackers, responsáveis pelo ataque. As consequências foram grandes: foram divulgados dois lotes com as informações pessoais de quem participava da plataforma. Alguns usuários recebem ameaças e são chantageados até hoje, meses depois do ocorrido.

3. Morte do Flash
Diversas falhas de segurança descobertas nos últimos anos fizeram com que a própria Adobe desencorajasse o uso da linguagem e incentivasse que os desenvolvedores usem "os novos padrões web", como o HTML 5. As vulnerabilidades permite, por exemplo, que invasores executem códigos maliciosos em máquinas de usuários. Ao longo do ano, navegadores como o Google Chrome e o Mozilla Firefox deixaram de suportar o formato, o que contribuiu para uma aceleração no processo de derrocada.

4. Carros



Dois pesquisadores de segurança e um jornalista demonstraram, em julho deste ano, como é possível invadir e tomar o controle de um carro em movimento. Ao mostrar como era fácil realizar a tarefa no veículo escolhido, um Jeep, a fabricante teve que realizar 1,4 milhão de motoristas para realizar correções de segurança.

5. EUA
Em fevereiro, a base de dados da Anthem, segunda maior seguradora de saúde dos Estados Unidos, foi roubada. Nomes, datas de nascimento, IDs, endereços de e-mail e outras informações pessoais de 80 milhões de clientes foram vazados pela internet. 
Em junho, o governo dos Estados Unidos informou que o país havia sido vítima de um ataque, que teve como resultado o roubo de identidade de mais de 20 milhões de funcionários. Os ataques se repetiram ao longo de 2015, o que fez com que especialistas em inteligência afirmassem que a ameaça à segurança nacional é tão grande que seus efeitos "vão durar décadas e custar bilhões de dólares".

Fonte: Redação Olhar Digital


Publicado por: Radio Capinzal AM Data: 19/12/2015 10:15



Principais Notícias

Publicado em 23/10/2020 14:00 por Douglas Varela

Portaria estabelece novas medidas para o controle de Brucelose e Tuberculose em SC

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) mantém com a fiscalização em uma [...]

Publicado em 23/10/2020 10:38 por Jorge Soldi

Devido a estiagem, prefeitura do Ouro intensifica abertura e limpeza de bebedouros para o gado

A Prefeitura Municipal de Ouro através das Secretarias de Obras e Agricultura, vem  trabalhado incansavelmente em [...]

Publicado em 23/10/2020 08:50 por Jardel Martinazzo

Empreiteira realiza operação tapa-buracos na SC-150, em Capinzal

A empresa Viga, contratada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, através da Coordenadoria Regional [...]

Outras notícias

Publicado em 23/10/2020 11:35

Governador Carlos Moisés inaugura nesta tarde a pavimentação da SC-467 que liga os munícipios de Ouro e Jaborá

O Governador Carlos Moisés da Silva estará na tarde desta sexta-feira (23) [...]

Publicado em 23/10/2020 11:17

PRF recupera veículo roubado em Campos Novos, na BR 470

Nesta quinta-feira (22), por volta de 14h45, policiais rodoviários federais [...]

Publicado em 23/10/2020 10:27

PARA QUEM VAI TEU VOTO?

Com pouco mais de vinte dias para a eleição de 15 de novembro, novamente [...]

Publicado em 23/10/2020 10:21

CRIANÇAS ESCRITORAS EM SUA CASA

Zélia Maria BonamigoJornalista e [...]

Publicado em 23/10/2020 09:34

Receita abre hoje consulta a lote residual de restituição do IR

A Receita Federal abre hoje (23), às 10h, a consulta ao lote residual de [...]

Publicado em 22/10/2020 19:32

Capinzal registra 07 novos casos da COVID 19 - Quatro estão ativos

Capinzal voltou a contabilizar casos ativos da COVID-19 nesta quinta-feira, dia [...]