No ar

Jardel Martinazzo

Jornal do Meio Dia

12:00 - 12:39 com Jardel Martinazzo

No ar - Jornal do Meio Dia Ouça ao vivo

VINDE ESPÍRITO SANTO

No próximo fim de semana celebramos Pentecostes. É uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa. Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, data instituída como a da ressurreição de Jesus Cristo.

Para nós cristãos, o Pentecostes é uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico, juntamente com a Páscoa e o Natal. O termo “Pentecostes” se originou a partir do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”, em referência aos 50 dias que se sucedem depois da Páscoa.

Na Bíblia, a comemoração do Pentecostes é citada pela primeira vez no Atos dos Apóstolos 2, episódio que narra o momento em que os apóstolos de Cristo receberam os dons do Espírito Santo, logo após a subida de Jesus aos céus. “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (Atos dos Apóstolos)

A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

O Papa Bento XVI fala sobre esse processo de reunificação dos povos a partir de Pentecostes: “Tem início um processo de reunificação entre as partes da família humana, divididas e dispersas; as pessoas, muitas vezes, reduzidas a indivíduos em competição ou em conflito entre si, alcançadas pelo Espírito de Cristo, abrem-se à experiência da comunhão, que pode empenhá-las a ponto de fazer delas um novo organismo, um novo sujeito: a Igreja. Este é o efeito da obra de Deus: a unidade; por isso, a unidade é o sinal de reconhecimento, o 'cartão de visita' da Igreja no curso da sua história universal. Desde o início, do dia do Pentecostes, ela fala todas as línguas. A Igreja universal precede as Igrejas particulares, as quais devem se conformar sempre com ela, segundo um critério de unidade e universalidade. A Igreja nunca permanece prisioneira de confins políticos, raciais ou culturais; não se pode confundir com os Estados, nem sequer com as Federações de Estados, porque a sua unidade é de outro tipo e aspira a atravessar todas as fronteiras humanas”.

Por: Frei Emerson Orane


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 19/05/2018 11:15



Principais Notícias

Publicado em 17/08/2018 09:57 por Larissa Cavali

Reta final da venda de mesas para o Baile do Lojista

A CDL Jovem de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis deve concluir nos próximos dias a comercialização das mesas para o 3º [...]

Publicado em 17/08/2018 08:18 por Jardel Martinazzo

Veículo de Zortéa capota na SC-390 no interior de Concórdia

Um veículo com placas de Zortéa capotou na manhã desta sexta-feira, dia 17, na SC-390, interior de Concórdia. O [...]

Publicado em 17/08/2018 07:30 por Larissa Cavali

Vendas no comércio local aumentaram 2% na véspera do Dia dos Pais

O comércio lojista de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis registrou um bom volume de vendas na semana que antecedeu ao Dia [...]

Outras notícias

Publicado em 17/08/2018 08:43

Epagri de Ouro promove reunião técnica sobre uso de cana-de-açúcar na alimentação de bovinos

A Epagri de Ouro fará na próxima semana uma reunião técnica sobre o cultivo [...]

Publicado em 17/08/2018 07:20

Moradora retorna do trabalho e encontra casa arrombada em Capinzal

No começo da madrugada desta sexta-feira, dia 17, uma moradora acionou a [...]

Publicado em 16/08/2018 10:02

Escola Viver e Conhecer reeditou o Dia da Cocada

A Escola Municipal Viver e Conhecer e a Associação de Pais e Professores [...]

Publicado em 16/08/2018 09:42

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

No dia 01 de agosto, a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o [...]

Publicado em 16/08/2018 09:37

UM CAMINHO OBSCURO!

Como esta difícil compreender o que se passa em nosso país! A cada dia, além [...]

Publicado em 16/08/2018 09:33

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O QUE É A SEGURANÇA DO TRABALHO? A Segurança do Trabalho é definida por [...]