No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

UM PRESENTE BOM PRA... NATAL

UM PRESENTE BOM PRA... NATAL

Antonio concluía o ano escolar de 2019, e tinha uma ideia, digamos, fixa, que era realizar um sonho, muito acalentado, em seu coração de menino. Não, não tinha relação com aquilo de “pedir um brinquedo ao Papai Noel”. Ele precisava de grana para comprar um presente para seu amigo, aquele das brincadeiras na pracinha depois do horário escolar. Mas ele próprio faria o presente, e seria especial.

Nos últimos dias de aula, ouviu da professora, Dona Sonia, sobre a importância de ajudar alguém, que ela denomina “próximo”, durante o ano. No caso de ter esquecido, fazer algo, então, por ocasião do Natal.

Por quê? Ora, o que os reis magos fizeram perto do presépio? O que os pastores e até os animais fizeram diante da criança chamada Jesus? Antonio não esquece do que ouviu da mestra:

― Faça algo por alguém, mais pobre ou menos pobre, seja grande ou pequeno, gordo ou magro, novo ou velho, de qualquer cor, sadio ou doente e passando ou não por alguma dificuldade. Faça algo para salvar os rios, os animais, as praças, os parques. Precisamos sair do conforto e fazer algo bom, você vai ver como seu coração vai bater mais forte...

Bater forte? No peito de Antonio havia um turbilhão de batidas. E agora aquelas frases da mestra não saem mais da sua cabeça. Vão e voltam como música que se repete o dia inteiro. Ele passou a ficar “direto no celular”, como se diz de quem quase não muda de atividade, pouco toma banho, pouco dorme, pouco come. Concentrado, levou um susto ao ouvir a voz do pai:

- Pesquisando algo interessante, filho?

- Da Vinci, todo mundo fala desse artista, mas visitei Portinari, andei vendo as pinturas de Anita Malfatti, Van Gogh... Papai, quanta gente sabe pintar! E eu acho que, também, porque na escola, me dizem que desenho bem.

- E já achou o que procurava?

- Quero realizar um sonho, você vai me ajudar, não vai? Sabe aquele presente de Natal que eu ganho todo ano em forma de presente? Pois é, dessa vez ..., ai que vergonha..., mas seria possível ser em dinheiro? Porque eu quero realizar três sonhos: comprar uma camiseta branca, pintá-la e dá-la ao melhor amigo, o Lucas.

O pai começou a achar aquilo tudo diferente e lhe disse que o ajudaria, mas a responsabilidade seria dele, e perguntou sobre o amigo Lucas. Ele nasceu no Brasil e os pais são do Haiti. Os dois amigos conversam sobre os diferentes costumes das famílias, enquanto brincam após as aulas da tarde.

Marcia, mãe de Antonio, chegou a tempo de ouvir as últimas frases da conversa de ambos, e trocaram ideias sobre a, digamos, ideia fixa de Antonio. Claro, concordaram com o filho. Fizeram questão de aumentar a quantia solicitada para que ele pintasse uma camiseta para si também. E já começaram a pensar em fazer um programa de Natal ou final de ano incluindo os pais de Lucas.

Cantora Simone, ainda não está na hora de cantar “então é Natal”. Nem Novena é. Mas a preparação sim. Segredo no ar. Antonio e Lucas andam lendo tudo sobre proteger a Natureza, porque se sentem Natureza quando correm, jogam lixo na lixeira, disponibilizam bebedouros com água limpa aos pássaros, e riem ao fazerem fotos deles, lindos, de todas as cores.

A pintura é segredo. Os pais do menino, curiosos. Viram ao lado das anotações de Antonio, no pequeno atelier improvisado no quarto, desenhos, esboços, conforme fazem os diferentes pintores e pintoras, e um manuscrito de versos da canção Natureza Mãe (1996), da cantora Eliana:

“Aqui está a natureza, vê quanta beleza, estou onde ela estiver”.

E Antonio criou: “Eu sou você, Natureza, e você é cada um de nos”. Não é que ele tem razão?


Publicado por: Douglas Varela Data: 11/12/2019 09:56

Fotos

10908273405df0e7ee275132.17900484.jpg

Imagem: Menina lendo e Natureza. Credito: https://pixabay.com/pt/users/silviarita-3142410/?utm_source=link- attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=3528292




Principais Notícias

Publicado em 20/01/2020 22:14 por Marines Delazari Varela

Três ocorrências atendidas pela PM nesta segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira, dia 20, próximo das a guarnição da PM foi acionada para deslocar-se até o centro de [...]

Publicado em 20/01/2020 16:54 por Jardel Martinazzo

Consórcio Machadinho parceiro da comunidade lindeira

O Consórcio Machadinho acredita nas parcerias com as comunidades, no crescimento social e sustentável de todos que [...]

Publicado em 20/01/2020 07:12 por Jardel Martinazzo

PM registrou cinco ocorrências na noite de domingo

A primeira foi registrada às 19h30min de domingo na área central de Capinzal. A guarnição recebeu informação de [...]

Outras notícias

Publicado em 20/01/2020 15:18

Escolinha Moretti participa da Copa Brusque sub 13

A Escolinha do professor Moretti,  inicia nesta terça-feira (21), sua [...]

Publicado em 20/01/2020 14:46

Matrículas abertas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CECON) de Capinzal

Iniciou nesta segunda-feira, dia 20, o período de matrículas para o Serviço [...]

Publicado em 20/01/2020 09:36

PRF flagra 284 motoristas embriagados no final de semana nas rodovias federais catarinenses

A Polícia Rodoviária Federal realizou fiscalização intensa neste final de [...]

Publicado em 19/01/2020 23:56

Bombeiros controlam fogo provocado por velas no Cemitério Municipal de Capinzal / VÍDEO

O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares por volta das 23h15min de [...]

Publicado em 19/01/2020 20:46

Incêndio consome residência no interior de Água Doce

Uma casa foi destruída por um incêndio na noite deste sábado (18) em Linha [...]

Publicado em 19/01/2020 20:07

PM atende descumprimento de medida protetiva em Ouro

Na tarde deste domingo, 19, por volta das 14h15min a Polícia Militar foi [...]