No ar

Jardel Martinazzo

Jornal do Meio Dia

12:00 - 12:59 com Jardel Martinazzo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

Os antigos a chamavam de “Semana Maior”, por ser a celebração mais importante do Ano Litúrgico, que nos leva a contemplar o mistério da Redenção da humanidade: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O bom católico sabe que deve celebrá-la com profundo respeito, meditação, oração e contemplação do grande mistério de amor de Deus por nós. Cada função litúrgica deve ser assistida e participada com devoção e ação de graças a Deus. Não podemos transformar a Semana Santa numa semana de lazer, de praia, passeios no campo.

Ela começa no Domingo de Ramos, que nos leva a meditar e reviver – não apenas mera recordação – a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor (Lc 19, 38 – MT 21, 9). Seguir a Cristo por entre os hosanas deste domingo e estar disposto a acompanhá-lo ao Calvário. O verdadeiro seguidor do Salvador é um defensor da fé e não um traidor de Jesus, como foram aqueles que o saudaram e, logo em seguida, pediram sua condenação. O apelo da Igreja é este: “Acorda, cristão, sois soldado de Cristo, estás unido a Ele e deves caminhar com Ele rumo à Paixão e Ressurreição”. Esta deve ser a disposição de quem deseja celebrar bem a Semana Santa.

Na Quinta-feira Santa celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio, e a grande lição de Jesus: “Amai-vos uns aos outros”.

Na Missa da Ceia do Senhor, comemoramos a Última Ceia, em que Jesus instituiu o Sacerdócio católico, a Sagrada Eucaristia, e dá a grande lição do amor no “lava-pés”. Este é o dia da Eucaristia, em que, de modo especial, todos devem comungar bem e adorar o Senhor na Eucaristia.

Na Sexta Feira Santa celebramos Sua Paixão e Morte. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos. Pelas 15 horas, horário em que Jesus foi morto, celebramos a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. É a hora de se unir à Virgem Dolorosa, adorar Jesus em sua Cruz e acompanhá-lo até sua sepultura.

O Sábado Santo é o dia do grande silêncio, o dia do repouso do Senhor, da Soledade (solidão dolorosa) de Maria. A principal celebração é a “Vigília Pascal”, na noite do Sábado Santo. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal:1 – a benção do fogo novo e do círio pascal; 2 – a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; 3 – a Liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; 4 – a renovação das promessas do Batismo e, por fim, 5 – a Liturgia Eucarística. “A morte foi vencida, as portas do Paraíso estão abertas”! Num duelo admirável a morte lutou contra a vida e o Autor da vida se levanta triunfador da morte. Terminou o combate da luz com as trevas, combate místico de Cristo contra Satanás. Após as trevas brilhará o sol da Ressurreição!

Nada, pois, mais necessário do que viver com intensidade estes dias sagrados e abrir os corações às inspirações divinas.


Publicado por: Douglas Varela Data: 20/04/2019 09:25



Principais Notícias

Publicado em 28/05/2020 05:46 por Jardel Martinazzo

Rede Feminina de Capinzal entrega doações ao HNSD e a pequena Isabelly

Nesta quarta-feira (27) a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal fez a entrega de máscaras de proteção da [...]

Publicado em 27/05/2020 15:45 por Douglas Varela

Detentos do Presídio Regional de Joaçaba produzem casinhas para cães atendidos por ONG de Capinzal

Um projeto iniciado no Presídio Regional de Joaçaba tem proporcionado melhorias para cães de ONGs e, ao mesmo tempo, [...]

Publicado em 27/05/2020 14:34 por Jardel Martinazzo

SICOOB reforça em suas agências medidas preventivas ao Covid-19

Com o objetivo de oferecer tranquilidade e segurança aos seus associados, o Sicoob Campos Novos vem mantendo as [...]

Outras notícias

Publicado em 25/05/2020 10:37

PAGAMENTO ANTECIPADO NAS COMPRAS PÚBLICAS

A Medida Provisória n. 961, de 06 de maio de 2020, autorizou administração [...]

Publicado em 25/05/2020 06:35

Governo do Estado confirma 6.696 casos e 105 óbitos por Covid-19

Santa Catarina tem 6.696 casos confirmados de Covid-19, dos quais 3.941 já [...]

Publicado em 23/05/2020 12:28

Secretaria da Saúde de Capinzal realiza "Dia D" de vacinação contra gripe

A Secretaria da Saúde de Capinzal realiza neste sábado (23) mais um "Dia D" [...]

Publicado em 23/05/2020 09:28

DESMOTIVAÇÃO E PROCRASTINAÇÃO DURANTE A QUARENTENA

Enquanto pensava sobre o tema que poderia conduzir as palavras desta coluna [...]

Publicado em 23/05/2020 09:15

PRIMEIRO DE MUITOS

Madrugada com céu estrelado e sem o mínimo som que desperte a atenção. Um [...]

Publicado em 23/05/2020 09:08

Prefeitura de Capinzal reajusta valor das tarifas de reboque

A prefeitura de Capinzal autorizou o reajuste das tarifas de reboque dos [...]