No ar

Marlo Matielo

Canal Aberto

07:30 - 08:59 com Marlo Matielo

No ar - Canal Aberto Ouça ao vivo

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

Os antigos a chamavam de “Semana Maior”, por ser a celebração mais importante do Ano Litúrgico, que nos leva a contemplar o mistério da Redenção da humanidade: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O bom católico sabe que deve celebrá-la com profundo respeito, meditação, oração e contemplação do grande mistério de amor de Deus por nós. Cada função litúrgica deve ser assistida e participada com devoção e ação de graças a Deus. Não podemos transformar a Semana Santa numa semana de lazer, de praia, passeios no campo.

Ela começa no Domingo de Ramos, que nos leva a meditar e reviver – não apenas mera recordação – a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor (Lc 19, 38 – MT 21, 9). Seguir a Cristo por entre os hosanas deste domingo e estar disposto a acompanhá-lo ao Calvário. O verdadeiro seguidor do Salvador é um defensor da fé e não um traidor de Jesus, como foram aqueles que o saudaram e, logo em seguida, pediram sua condenação. O apelo da Igreja é este: “Acorda, cristão, sois soldado de Cristo, estás unido a Ele e deves caminhar com Ele rumo à Paixão e Ressurreição”. Esta deve ser a disposição de quem deseja celebrar bem a Semana Santa.

Na Quinta-feira Santa celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio, e a grande lição de Jesus: “Amai-vos uns aos outros”.

Na Missa da Ceia do Senhor, comemoramos a Última Ceia, em que Jesus instituiu o Sacerdócio católico, a Sagrada Eucaristia, e dá a grande lição do amor no “lava-pés”. Este é o dia da Eucaristia, em que, de modo especial, todos devem comungar bem e adorar o Senhor na Eucaristia.

Na Sexta Feira Santa celebramos Sua Paixão e Morte. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos. Pelas 15 horas, horário em que Jesus foi morto, celebramos a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. É a hora de se unir à Virgem Dolorosa, adorar Jesus em sua Cruz e acompanhá-lo até sua sepultura.

O Sábado Santo é o dia do grande silêncio, o dia do repouso do Senhor, da Soledade (solidão dolorosa) de Maria. A principal celebração é a “Vigília Pascal”, na noite do Sábado Santo. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal:1 – a benção do fogo novo e do círio pascal; 2 – a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; 3 – a Liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; 4 – a renovação das promessas do Batismo e, por fim, 5 – a Liturgia Eucarística. “A morte foi vencida, as portas do Paraíso estão abertas”! Num duelo admirável a morte lutou contra a vida e o Autor da vida se levanta triunfador da morte. Terminou o combate da luz com as trevas, combate místico de Cristo contra Satanás. Após as trevas brilhará o sol da Ressurreição!

Nada, pois, mais necessário do que viver com intensidade estes dias sagrados e abrir os corações às inspirações divinas.


Publicado por: Douglas Varela Data: 20/04/2019 09:25

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 16/07/2019 04:00 por Marlo Matielo

Religiosa ourense participa de missão centenária de evangelização no Acre

A Irmã Nádia Reck, que atualmente reside em Belo Horizonte (MG), na casa de formação das Irmãs Servas de Maria [...]

Publicado em 16/07/2019 04:00 por Marlo Matielo

Câmara de Ouro aprova três projetos na última sessão antes do recesso

Na noite desta segunda-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores do município de Ouro realizou a terceira sessão [...]

Publicado em 15/07/2019 18:52 por Fabio José Dos Santos Galio

Dupla Capinzalense conquista a principal laçada do Rodeio em Chapecó

A dupla Capinzalense, formada pelos 02 melhores laçadores da atualidade na 16ª RT, sagrou -se campeã da principal [...]

Outras notícias

Publicado em 15/07/2019 11:10

Transcatarina: não existe nada igual

Liberdade de Ideias Foram quatro dias de aventuras... Entre 10 e 13 de julho, [...]

Publicado em 15/07/2019 10:59

Veículo arrombado e bolsa furtada durante a madrugada de domingo no centro de Capinzal

Um veículo foi arrombado na madrugada deste domingo, dia 14, no centro de [...]

Publicado em 14/07/2019 20:53

Divulgado o gabarito provisório do Processo Seletivo da Prefeitura de Ouro

Foram aplicadas na manhã deste domingo, dia 14, na Escola Felisberto Vilarino [...]

Publicado em 14/07/2019 18:33

Mulher empurra Padre Marcelo Rossi de altar durante missa em Cachoeira Paulista

Uma mulher invadiu o altar e empurrou o padre Marcelo Rossi durante uma missa [...]

Publicado em 14/07/2019 08:00

“L'amore non ha distanza”

Não é de hoje que dissemos que a internet é uma ferramenta que torna nossa [...]

Publicado em 14/07/2019 05:35

CME Ouro define as datas da decisão do Campeonato Municipal de Bocha

A Comissão Municipal de Esportes (CME) de Ouro divulgou as datas da grande [...]