No ar

Programação indisponível

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

Os antigos a chamavam de “Semana Maior”, por ser a celebração mais importante do Ano Litúrgico, que nos leva a contemplar o mistério da Redenção da humanidade: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O bom católico sabe que deve celebrá-la com profundo respeito, meditação, oração e contemplação do grande mistério de amor de Deus por nós. Cada função litúrgica deve ser assistida e participada com devoção e ação de graças a Deus. Não podemos transformar a Semana Santa numa semana de lazer, de praia, passeios no campo.

Ela começa no Domingo de Ramos, que nos leva a meditar e reviver – não apenas mera recordação – a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor (Lc 19, 38 – MT 21, 9). Seguir a Cristo por entre os hosanas deste domingo e estar disposto a acompanhá-lo ao Calvário. O verdadeiro seguidor do Salvador é um defensor da fé e não um traidor de Jesus, como foram aqueles que o saudaram e, logo em seguida, pediram sua condenação. O apelo da Igreja é este: “Acorda, cristão, sois soldado de Cristo, estás unido a Ele e deves caminhar com Ele rumo à Paixão e Ressurreição”. Esta deve ser a disposição de quem deseja celebrar bem a Semana Santa.

Na Quinta-feira Santa celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio, e a grande lição de Jesus: “Amai-vos uns aos outros”.

Na Missa da Ceia do Senhor, comemoramos a Última Ceia, em que Jesus instituiu o Sacerdócio católico, a Sagrada Eucaristia, e dá a grande lição do amor no “lava-pés”. Este é o dia da Eucaristia, em que, de modo especial, todos devem comungar bem e adorar o Senhor na Eucaristia.

Na Sexta Feira Santa celebramos Sua Paixão e Morte. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos. Pelas 15 horas, horário em que Jesus foi morto, celebramos a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. É a hora de se unir à Virgem Dolorosa, adorar Jesus em sua Cruz e acompanhá-lo até sua sepultura.

O Sábado Santo é o dia do grande silêncio, o dia do repouso do Senhor, da Soledade (solidão dolorosa) de Maria. A principal celebração é a “Vigília Pascal”, na noite do Sábado Santo. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal:1 – a benção do fogo novo e do círio pascal; 2 – a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; 3 – a Liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; 4 – a renovação das promessas do Batismo e, por fim, 5 – a Liturgia Eucarística. “A morte foi vencida, as portas do Paraíso estão abertas”! Num duelo admirável a morte lutou contra a vida e o Autor da vida se levanta triunfador da morte. Terminou o combate da luz com as trevas, combate místico de Cristo contra Satanás. Após as trevas brilhará o sol da Ressurreição!

Nada, pois, mais necessário do que viver com intensidade estes dias sagrados e abrir os corações às inspirações divinas.


Publicado por: Douglas Varela Data: 20/04/2019 09:25

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/05/2019 19:57 por Marlo Matielo

Beija Flor empata fora de casa pela semifinal da Supercopa de Futebol

Foram disputados neste domingo, dia 19, os jogos de ida da fase semifinal da Supercopa Oeste de Futebol (Taça Rádio [...]

Publicado em 19/05/2019 18:54 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência do perturbação do sossego alheio no Parque e Jardim Ouro

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de perturbação do sossego e do trabalho alheio na tarde deste domingo, dia [...]

Publicado em 19/05/2019 09:05 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência de ameaça por arma branca no centro de Ouro

Uma ocorrência de ameaça por arma branca foi registrada pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, dia [...]

Outras notícias

Publicado em 18/05/2019 04:38

AD AGN Capinzal/FME estreia neste sábado no Estadual Sub 12 M e no Sub 16 F da Liga Catarinense

Serão disputados neste sábado, dia 18, no Ginásio Dileto Bertaióli, em [...]

Publicado em 17/05/2019 09:49

Jogos de ida das Semifinais da Supercopa serão neste domingo

Neste domingo (19/05), acontecem as duas partidas das semifinais, jogos de ida, [...]

Publicado em 16/05/2019 08:04

VOCÊ SE SENTE BEM TRATADO PELAS PESSOAS?

O tema que escolhi para escrever trata-se da forma como recebemos e entregamos [...]

Publicado em 16/05/2019 08:01

PEREGRINAÇÃO AO EGITO E TERRA SANTA

No dia 24 de abril iniciamos nossa viagem. Estávamos em 27 peregrinos de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:59

O QUE ACONTECE COM O PREÇO DO COMBUSTÍVEL

Você toma um susto toda vez que vai abastecer? Já cogitou a possibilidade de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:48

IX Simpósio Pedagógico Mater Dolorum ocorre nesta quinta e sexta-feira em Capinzal

Evento educacional é um dos maiores do gênero em Santa Catarina Mais de [...]