No ar

Programação indisponível

SÃO LOURENÇO DE BRINDES

SÃO LOURENÇO DE BRINDES

PROVÍNCIA SÃO LOURENÇO DE BRINDES é a circunscrição dos freis capuchinhos presentes em Santa Catarina, Paraná e Paraguai. Iniciada pelos freis pioneiros italianos em fins de 1918. A pedido do Arcebispo de Curitiba vieram da região de Veneza, para colaborar com a Igreja local. Pela data, a Província celebra neste ano de 2018 seu centenário. É sim uma longa história.

Os pioneiros escolheram São Lourenço de Brindes como seu padroeiro. Vamos a um pouco de sua vida.

Nasceu em 21 de julho de 1559 em Brindisi, Itália. Seu nome de batismo Júlio Cesar Russo. Aos 6 anos Júlio possuía um incrível dom de memorizar páginas de livros em poucos minutos e depois as declarava em público. E sua vida seguiu com brilhantismo nos estudos. Aos 14 anos ficou órfão e foi viver em Veneza com um tio. Lá sentiu-se chamado por Deus e o atendeu. Seguiu as pegadas de São Francisco como frei conventual. Passou para os capuchinhos e completou sua formação em Pádua: votos religiosos e ordenado presbítero.

Tornou-se especialista em línguas e sua vasta erudição favoreceu-lhe em assumir muitos serviços na Ordem Capuchinha. Foi ministro provincial e várias províncias da Itália, caminhando a pé para visitar os freis. Foi superior geral dos capuchinhos e grande pregador da Palavra de Deus. Esteve a serviço do Papa Paulo V, foi embaixador da paz junto a príncipes e reis em discórdia. Escreveu um obra teológica – quinze volumes – chamada Opera Omnia, o que, depois de seu falecimento, lhe fez conferir o nome de “Doutor Apostólico”.

Lourenço foi homem de muita oração e de muita humildade. Suas celebrações eucarísticas prolongadas. Sua paciência o ajudou nas missões diplomáticas e como capelão militar. Faleceu em 21 de julho de 1619. Em 1881 incluído na lista dos santos e proclamado Doutor da Igreja aos 19 de março de 1959.

Exemplo de vida, escolhido para patrono desta Província, pelos freis pioneiros, vindos da Itália. Deu o nome a esta Província Capuchinha que no ano de 1936 assumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal, incluindo a cidade e município de Ouro e mais tarde a cidade e município de Zortea. Ainda existiam as paróquia da vila hoje Santa Lúcia e Barra do Leão, que passaram a ser comunidades desta paróquia São Paulo Apóstolo.

Daquela data em diante a vida dos habitantes da região e a vida dos freis desta Província se misturaram em consequente ligame cristão. Sacramentos, movimentos religiosos, associações variadas, aprofundamento evangélico ficaram marcados em mútua relação.

Assim residentes e turistas viram também nascer um belo templo, cartão turístico da cidade e de Santa Catarina.

Mais que um templo, sinal visível da crença popular, a formação nos caminhos do Senhor, supera todos os dados mensuráveis. São valores que estabelecem os alicerces da personalidade e da comunidade cristã.

Que o valoroso São Lourenço de Brindes possa nos passar seu elan, apesar da distância de sua vida no passado.

Enfim, a paróquia pode sentir-se por demais agraciada. No seu percurso tem um dos pilares da igreja primitiva, São Paulo Apóstolo, e outro pilar, o também intrépido ministro das relações humanas e cristãs, São Lourenço de Brindes. Como no passado, os seus freis possam corresponder no futuro aos desígnios do Senhor.

A graça divina pode transformar mulheres e homens tornando-os desta grandeza que permanecem para sempre no simbolismo de nossas vidas. Temos caminho para tanto. A encarnação de Jesus, apesar de inverter o processo, nos mostra que o humano pode ser divinizado. Ambos os santos mostraram na sequência de suas vidas tal ligame.

Que o acordo entre o grande APÓSTOLO Paulo e o desconhecido apóstolo Lourenço, nos anime e entusiasme para sermos os apóstolos de uma igreja atual. Em saída, como eles o foram!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/08/2018 15:51

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/05/2019 19:57 por Marlo Matielo

Beija Flor empata fora de casa pela semifinal da Supercopa de Futebol

Foram disputados neste domingo, dia 19, os jogos de ida da fase semifinal da Supercopa Oeste de Futebol (Taça Rádio [...]

Publicado em 19/05/2019 18:54 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência do perturbação do sossego alheio no Parque e Jardim Ouro

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de perturbação do sossego e do trabalho alheio na tarde deste domingo, dia [...]

Publicado em 19/05/2019 09:05 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência de ameaça por arma branca no centro de Ouro

Uma ocorrência de ameaça por arma branca foi registrada pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, dia [...]

Outras notícias

Publicado em 18/05/2019 04:38

AD AGN Capinzal/FME estreia neste sábado no Estadual Sub 12 M e no Sub 16 F da Liga Catarinense

Serão disputados neste sábado, dia 18, no Ginásio Dileto Bertaióli, em [...]

Publicado em 17/05/2019 09:49

Jogos de ida das Semifinais da Supercopa serão neste domingo

Neste domingo (19/05), acontecem as duas partidas das semifinais, jogos de ida, [...]

Publicado em 16/05/2019 08:04

VOCÊ SE SENTE BEM TRATADO PELAS PESSOAS?

O tema que escolhi para escrever trata-se da forma como recebemos e entregamos [...]

Publicado em 16/05/2019 08:01

PEREGRINAÇÃO AO EGITO E TERRA SANTA

No dia 24 de abril iniciamos nossa viagem. Estávamos em 27 peregrinos de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:59

O QUE ACONTECE COM O PREÇO DO COMBUSTÍVEL

Você toma um susto toda vez que vai abastecer? Já cogitou a possibilidade de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:48

IX Simpósio Pedagógico Mater Dolorum ocorre nesta quinta e sexta-feira em Capinzal

Evento educacional é um dos maiores do gênero em Santa Catarina Mais de [...]