No ar

Marines Delazari Varela / Marcio Pedro

Rádio Revista

15:00 - 15:59 com Marines Delazari Varela / Marcio Pedro

No ar - Rádio Revista Ouça ao vivo

SÃO LOURENÇO DE BRINDES

SÃO LOURENÇO DE BRINDES

PROVÍNCIA SÃO LOURENÇO DE BRINDES é a circunscrição dos freis capuchinhos presentes em Santa Catarina, Paraná e Paraguai. Iniciada pelos freis pioneiros italianos em fins de 1918. A pedido do Arcebispo de Curitiba vieram da região de Veneza, para colaborar com a Igreja local. Pela data, a Província celebra neste ano de 2018 seu centenário. É sim uma longa história.

Os pioneiros escolheram São Lourenço de Brindes como seu padroeiro. Vamos a um pouco de sua vida.

Nasceu em 21 de julho de 1559 em Brindisi, Itália. Seu nome de batismo Júlio Cesar Russo. Aos 6 anos Júlio possuía um incrível dom de memorizar páginas de livros em poucos minutos e depois as declarava em público. E sua vida seguiu com brilhantismo nos estudos. Aos 14 anos ficou órfão e foi viver em Veneza com um tio. Lá sentiu-se chamado por Deus e o atendeu. Seguiu as pegadas de São Francisco como frei conventual. Passou para os capuchinhos e completou sua formação em Pádua: votos religiosos e ordenado presbítero.

Tornou-se especialista em línguas e sua vasta erudição favoreceu-lhe em assumir muitos serviços na Ordem Capuchinha. Foi ministro provincial e várias províncias da Itália, caminhando a pé para visitar os freis. Foi superior geral dos capuchinhos e grande pregador da Palavra de Deus. Esteve a serviço do Papa Paulo V, foi embaixador da paz junto a príncipes e reis em discórdia. Escreveu um obra teológica – quinze volumes – chamada Opera Omnia, o que, depois de seu falecimento, lhe fez conferir o nome de “Doutor Apostólico”.

Lourenço foi homem de muita oração e de muita humildade. Suas celebrações eucarísticas prolongadas. Sua paciência o ajudou nas missões diplomáticas e como capelão militar. Faleceu em 21 de julho de 1619. Em 1881 incluído na lista dos santos e proclamado Doutor da Igreja aos 19 de março de 1959.

Exemplo de vida, escolhido para patrono desta Província, pelos freis pioneiros, vindos da Itália. Deu o nome a esta Província Capuchinha que no ano de 1936 assumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal, incluindo a cidade e município de Ouro e mais tarde a cidade e município de Zortea. Ainda existiam as paróquia da vila hoje Santa Lúcia e Barra do Leão, que passaram a ser comunidades desta paróquia São Paulo Apóstolo.

Daquela data em diante a vida dos habitantes da região e a vida dos freis desta Província se misturaram em consequente ligame cristão. Sacramentos, movimentos religiosos, associações variadas, aprofundamento evangélico ficaram marcados em mútua relação.

Assim residentes e turistas viram também nascer um belo templo, cartão turístico da cidade e de Santa Catarina.

Mais que um templo, sinal visível da crença popular, a formação nos caminhos do Senhor, supera todos os dados mensuráveis. São valores que estabelecem os alicerces da personalidade e da comunidade cristã.

Que o valoroso São Lourenço de Brindes possa nos passar seu elan, apesar da distância de sua vida no passado.

Enfim, a paróquia pode sentir-se por demais agraciada. No seu percurso tem um dos pilares da igreja primitiva, São Paulo Apóstolo, e outro pilar, o também intrépido ministro das relações humanas e cristãs, São Lourenço de Brindes. Como no passado, os seus freis possam corresponder no futuro aos desígnios do Senhor.

A graça divina pode transformar mulheres e homens tornando-os desta grandeza que permanecem para sempre no simbolismo de nossas vidas. Temos caminho para tanto. A encarnação de Jesus, apesar de inverter o processo, nos mostra que o humano pode ser divinizado. Ambos os santos mostraram na sequência de suas vidas tal ligame.

Que o acordo entre o grande APÓSTOLO Paulo e o desconhecido apóstolo Lourenço, nos anime e entusiasme para sermos os apóstolos de uma igreja atual. Em saída, como eles o foram!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/08/2018 15:51

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 16/08/2018 10:51 por Jardel Martinazzo

Mais de 18% dos contribuintes deixaram de pagar o IPTU em Capinzal

Encerrou na quarta-feira (15) o prazo para os contribuintes quitarem a quarta e última parcela do Imposto Predial e [...]

Publicado em 16/08/2018 09:55 por Larissa Cavali

ATECO realiza reunião e jantar em homenagem ao Dia dos Pais

O Núcleo de Artesanato da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Capinzal e Ouro (AMPECO) realizou sua reunião [...]

Publicado em 16/08/2018 07:57 por Marlo Matielo

Ladrão invade residência e furta dois celulares no Loteamento Universitário

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de arrombamento com furto em residência no Loteamento Universitário, em [...]

Outras notícias

Publicado em 16/08/2018 10:02

Escola Viver e Conhecer reeditou o Dia da Cocada

A Escola Municipal Viver e Conhecer e a Associação de Pais e Professores [...]

Publicado em 16/08/2018 09:42

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

No dia 01 de agosto, a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o [...]

Publicado em 16/08/2018 09:37

UM CAMINHO OBSCURO!

Como esta difícil compreender o que se passa em nosso país! A cada dia, além [...]

Publicado em 16/08/2018 09:33

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O QUE É A SEGURANÇA DO TRABALHO? A Segurança do Trabalho é definida por [...]

Publicado em 16/08/2018 09:29

VIDA RELIGIOSA

"Qual é a minha vocação?" Quanto antes você fizer esta pergunta, melhor, [...]

Publicado em 15/08/2018 10:29

Adolescente de 14 anos confessa ter assassinado idosa na Vila Sete de Julho

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a Polícia Civil divulgou uma nota a qual [...]