No ar

Paróquia São Paulo Apóstolo

Caminhando com a Comunidade

11:45 - 11:59 com Paróquia São Paulo Apóstolo

No ar - Caminhando com a Comunidade Ouça ao vivo

PREPARAR O NATAL, PREPARAR O PRESÉPIO PARA O SALVADOR, JESUS MENINO

PREPARAR O NATAL, PREPARAR  O PRESÉPIO PARA O SALVADOR,  JESUS MENINO

Todos nós nos preparamos para as coisas importantes, festas importantes, acontecimentos especiais. Faz parte de nossa cultura, de nosso modo de ser o esforço e dedicação na preparação de nossos eventos importantes. E para nós cristãos estamos diante do maior evento da humanidade, DEUS SE FAZ GENTE COMO NÓS, VEM SER UM DE NÓS, ENCARNA-SE NO MEIO DE NÓS.

Como diz esta música natalina: “NATAL É VIDA QUE NASCE, NATAL É CRISTO QUE VEM. NÓS SOMOS O SEU PRESÉPIO E NOSSA CASA É BELÉM”. Vamos então nos prepararmos para que esta vida venha com muito vigor, com muita intensidade em nossa paróquia, em nossa comunidade, em nossa família e em cada um de nós.

Sem dúvida montar um presépio na sala de nossa casa, em nossa capela, mesmo na vitrine de nossa loja ou comércio é uma simbologia franciscana muito interessante. Visualizar este Cristo que vem ao nosso meio. Porém, junto com esta devoção precisamos aprofundar ainda mais nossa preparação, pois como diz o refrão da música “nós somos o seu presépio e nossa casa é Belém”. Estarmos em paz e harmonia entre nós como família, como vizinhos, como comunidade. Tirar de dentro de nós todo desejo de vingança, toda raiva, ira contra quem quer que seja. Buscarmos uma boa confissão pra termos a certeza que nosso coração está puro e preparado para o menino Deus nascer. Como família e comunidade organizarmos e fazermos com muito carinho nossa novena de natal. Neste momento junto com os vizinhos e amigos vamos rezar, pensar, apreender e recordar os lindos ensinamentos natalinos. Como é importante a este momento de comunidade com a novena de natal. Seja você um missionário na sua rua, na sua quadra, no seu prédio a organizar e convidar os vizinhos para uma novena de natal.

E como nos diz Mateus 25,40 “O que fizerdes ao menor, ao mais pequenino é a mim que fazeis”. Sugiro que cada família encontre na sua comunidade, na sua vizinhança uma família pobre, necessitada e como família decidam o que dar e fazer para esta família neste natal. Eu sempre penso que deveríamos partir de nós mesmos, ou seja, o que eu mais gostaria que tivesse no meu natal, na minha casa, na minha família? E aí praticando o ensinamento de Jesus de “Amar o próximo como a mim mesmo” eu e minha família faremos isto para esta mais necessitada e carente. É muito educativo e nos compromete mais quando a família toda (pais e filhos) forem juntos a esta casa levar e fazer este gesto de amor.

Outro gesto lindo que podemos fazer neste tempo de preparação é gastarmos um pouco do nosso tempo com nossos irmãos e irmãs velhinhos, doentes que não conseguem mais sair de casa. Ir até eles numa tarde, ou noite, levando um chimarrão, alguns petiscos para passarmos alguns momentos conversando, fazendo um momento de convivência. Visitar e estar com aqueles que estão limitados na sua capacidade de ir e vir.

Cuidarmos para não cair na tentação que Natal é do Papai Noel, isto é uma questão puramente comercial e capitalista. Natal é Vida que nasce, natal é Jesus que vem. Ele quer vir no meu coração, na minha casa. Ele quer nascer no presépio do meu lar. Deus nos dê este discernimento importante para que o personagem central e único do nosso natal seja Ele: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 14/12/2017 08:40

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 21/01/2018 21:40 por Jardel Martinazzo

Condutor foge após se envolver em acidente na Cidade Alta

Na noite de sábado (20) um acidente de trânsito foi registrado pela Polícia Militar no Acesso a Cidade Alta, em [...]

Publicado em 20/01/2018 08:00 por Douglas Varela

Associação de Moradores do Loteamento Parizotto empossa a nova diretoria

A Associação de Moradores Sempre Unidos para Vencer do Loteamento Parizotto empossou na segunda-feira, dia 08, a nova [...]

Publicado em 20/01/2018 08:00 por Douglas Varela

Empresário encontrou o artesanato como grande aliado contra a depressão

O empresário ourense Ervino Masson, de 53 anos, teve o artesanato como grande aliado no combate a depressão. Foram [...]

Outras notícias

Publicado em 19/01/2018 16:10

Seremos todos velhos digitais ?

Compartilho com vocês um texto de  Dado Scheneider que chama a atenção  [...]

Publicado em 19/01/2018 15:55

CHEGAMOS A GRANDE SEMANA DA FESTA DE NOSSO PADROEIRO

Nem a vida nem a morte podiam separar a Paulo do amor de Cristo. Por isso, dois [...]

Publicado em 19/01/2018 15:35

CDL registrou a adesão de 64 novos associados em 2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis [...]

Publicado em 19/01/2018 15:29

POPULISMO LEGISLATIVO

O Poder Legislativo existe para cumprir basicamente duas atribuições [...]

Publicado em 17/01/2018 23:10

Associação dos Acadêmicos de Ouro terá plantão de atendimentos no dia 27 de janeiro

A Associação dos Acadêmicos de Ouro (AACO) estará realizando no dia 27 de [...]

Publicado em 17/01/2018 07:35

Diocese de Joaçaba anuncia encerramento do processo diocesano da Causa de Frei Bruno

Depois de quase cinco anos de trabalhos, o bispo D. Mário Marquez (OFMCap), da [...]