No ar

Programação indisponível

POR QUE VOCÊ DEVE ESTUDAR?

POR QUE VOCÊ DEVE ESTUDAR?

Esta pergunta norteia minha vida faz um bom tempo! Como professor tenho conversado e instigado meus alunos a refletir acerca da importância do estudo em sua existência. Apesar de vivermos em um país que não leva com seriedade a integridade de seus cidadãos, estimulando ações de indecência, precisamos acreditar nos aspectos morais, nos bons costumes e no estudo que pode determinar a conduta e o lado bom do viver.

O estudo em sua integridade contribuiu para o crescimento intelectual do ser humano. A capacidade de discernimento frente aos problemas, bem como a flexibilidade para tomar as decisões corretas são desenvolvidas pelo estudo, uma vez que este tira a viseira que atrapalha o olhar futurístico de quem deseja superar o senso comum.

Ao encontrar muitos dos meus ex-alunos deparo-me com relatos de arrependimento de não terem continuado seus estudos, pois ignoraram conselhos e vivem de forma desconfortável, ou seja, não conseguiram prosperidade! Na caminhada existencial posso afirmar que sou vencedor por meio dos estudos; antes da formação acadêmica, não tinha qualidade de vida, tudo era difícil, após ter o diploma em licenciatura de História, as possibilidades e caminhos foram abertos, possibilitando o ingresso, inclusive em concursos públicos e galgar outros rumos no fascinante mundo da educação!

Amigo leitor, não subestime as oportunidades que a vida te apresenta! Seja corajoso e tenha em mente que sempre há tempo para buscar a realização focada nos estudos. Estive em Capinzal (SC) e por meio do Jornal A Semana, fiquei sabendo que a UNOESC formou a quarta turma da Universidade da Terceira Idade (UNITI). Esta é prova que quando há desejo de avançar na vida, o ser humano pode se realizar profissionalmente pelos estudos.

Lamentavelmente, percebo que há inúmeros jovens perdendo o foco em seus estudos; desanimam ainda no Ensino Fundamental, outros nem o Ensino Médio concluem e uma parcela pequena segue para o Ensino Superior, sem deixar de mencionar os que concluem a faculdade, mas, continuam na mesmice, ou seja, não sabendo aproveitar as oportunidades.

O Brasil anda péssimo! Não há valorização para quem conclui o Ensino Superior, muitos nem trabalho conseguem. Os políticos não tem interesse em criar estratégias para quem estuda! As famílias pouco incentivam os filhos aos estudos! Entretanto, não se deve deixar de creditar nos sonhos, na luta, nos desafios, na capacidade de acreditar em dias melhores, mas sempre com o estudo como inspiração.

Não esqueçam: viver é uma constante batalha onde se deve demonstrar o valor, sabendo utilizar os estudos (teoria) e a dinâmica da vida (prática) fazendo destes dois elementos os alicerces da existência focada no sucesso! Deixe de olhar para os outros; observe sua vida e dela tire as energias necessárias para tornar-se campeão, não apenas financeiramente, mas realizado, sabendo viver, sempre na dimensão do estudo como aliado!

Boa sorte para você que se encontra neste estágio! Coragem para quem pensa em estudar, e aos que ainda não descobriram a importância do estudo, nunca é tarde para desfrutar deste grande aliado que ajuda a encarrar os desafios da existência!

Deus abençoe todos! Até o próximo!


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/08/2018 15:52

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/05/2019 19:57 por Marlo Matielo

Beija Flor empata fora de casa pela semifinal da Supercopa de Futebol

Foram disputados neste domingo, dia 19, os jogos de ida da fase semifinal da Supercopa Oeste de Futebol (Taça Rádio [...]

Publicado em 19/05/2019 18:54 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência do perturbação do sossego alheio no Parque e Jardim Ouro

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de perturbação do sossego e do trabalho alheio na tarde deste domingo, dia [...]

Publicado em 19/05/2019 09:05 por Marlo Matielo

PM registra ocorrência de ameaça por arma branca no centro de Ouro

Uma ocorrência de ameaça por arma branca foi registrada pela Polícia Militar no início da noite deste sábado, dia [...]

Outras notícias

Publicado em 18/05/2019 04:38

AD AGN Capinzal/FME estreia neste sábado no Estadual Sub 12 M e no Sub 16 F da Liga Catarinense

Serão disputados neste sábado, dia 18, no Ginásio Dileto Bertaióli, em [...]

Publicado em 17/05/2019 09:49

Jogos de ida das Semifinais da Supercopa serão neste domingo

Neste domingo (19/05), acontecem as duas partidas das semifinais, jogos de ida, [...]

Publicado em 16/05/2019 08:04

VOCÊ SE SENTE BEM TRATADO PELAS PESSOAS?

O tema que escolhi para escrever trata-se da forma como recebemos e entregamos [...]

Publicado em 16/05/2019 08:01

PEREGRINAÇÃO AO EGITO E TERRA SANTA

No dia 24 de abril iniciamos nossa viagem. Estávamos em 27 peregrinos de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:59

O QUE ACONTECE COM O PREÇO DO COMBUSTÍVEL

Você toma um susto toda vez que vai abastecer? Já cogitou a possibilidade de [...]

Publicado em 16/05/2019 07:48

IX Simpósio Pedagógico Mater Dolorum ocorre nesta quinta e sexta-feira em Capinzal

Evento educacional é um dos maiores do gênero em Santa Catarina Mais de [...]