No ar

Sulcredi Ouro

Informativo Sulcredi Ouro

12:00 - 12:19 com Sulcredi Ouro

No ar - Informativo Sulcredi Ouro Ouça ao vivo

POR QUE SE FALA TANTO NOS JUROS DE CHEQUE ESPECIAL E CARTÃO DE CRÉDITO?

POR QUE SE FALA  TANTO NOS JUROS DE  CHEQUE ESPECIAL  E CARTÃO DE CRÉDITO?

A resposta é simples. Falamos tanto porque são as maiores taxas de juros praticadas no país. E não apenas isso, também são algumas das formas de crédito mais utilizadas pela população. Mas aí vem uma pergunta lógica: Se é tão caro, por que tanta gente usa? A resposta novamente é simples: pela facilidade, comodidade em adquirir, e pela quantia de ofertas que recebemos a todo instante, e não apenas das instituições financeiras, mas também de lojas de crediário, de departamento, e até instituições financeiras tecnológicas que nem possuem estrutura física (fintechs) e estão a todo momento metralhando a população com ofertas destes dois produtos. Quando mesmo se espera chega pelo correio um cartão de crédito sem você nunca ter solicitado.

Mas vamos ao ponto vital em toda esta história: O custo! Porque é tão caro usar o limite de cheque especial? Segundo relatório do Banco Central do Brasil, em maio deste ano os juros médios de cheque especial ficaram em 311,9% ao ano. Com uma taxa dessas é claro que sai caro. Quando estamos na agência bancária, a taxa de juros do cheque especial anunciada varia entre 8% a 14% ao mês, mas como é capitalizada diariamente pelo banco (juros sobre juros), se considerarmos um ano inteiro de utilização esta taxa se transforma em mais de 300% ao ano em muitas das instituições financeiras;

Falando do cartão de crédito, podemos considerar este “dinheiro de plástico” como um grande aliado na administração das contas pessoais, e ele ainda nos oferece a vantagem de parcelamento sem juros na maioria das compras. Mas então porque o cartão de crédito fechou o mês de maio com juros de 346,1% ao ano? Isso acontece apenas para as pessoas que não pagarem o valor total da fatura do mês de seu cartão! Quando não se paga o valor total da fatura mensal que recebemos, o valor que faltou pagar é acrescido destes juros violentos. Este é o rotativo do cartão de crédito. Podemos afirmar então que o juro do cartão só pune quem não sabe usá-lo. Pagando em dia não tem juros.

Dica: Se você usa o seu limite de cheque especial apenas em casos urgentes, procurando cobri-lo quanto antes, e paga sempre o valor total da fatura do seu cartão você não terá problemas. Agora: caso esteja usando o limite de cheque especial por três meses consecutivos ou mais, e o seu cartão já entrou no rotativo, você está “correndo atrás da máquina” e precisa encontrar uma solução. A forma mais fácil é sentar com o gerente de seu banco e solicitar um crédito pessoal parcelado para cobrir o limite de cheque especial e pagar todo o cartão. Desta forma estará substituindo juros de 10%, 14% ao mês por juros de 3% a 5% ao mês. Acreditem, até os juros das financeiras e agências de crédito são muito mais baixos que cheque especial e cartão. Mas só fazer isso não basta. Você precisa após organizar as contas, não voltar a usá-los, ou, seu problema certamente será maior ainda. Organização é importante, mas disciplina é vital.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 07/07/2018 10:00

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 23/02/2019 09:00 por Larissa Cavali

AD AGN Capinzal realiza neste sábado o primeiro amistoso da temporada

A Associação Desportiva AGN (AD AGN Capinzal) realiza na noite deste sábado, dia 23, o primeiro amistoso de [...]

Publicado em 23/02/2019 08:48 por Jardel Martinazzo

Polícia é acionada após denúncia de disparos de arma de fogo em lanchonete

Uma ocorrência de disparo de arma de fogo mobilizou a Polícia Militar na madrugada deste sábado (23) no Acesso [...]

Publicado em 22/02/2019 10:05 por Larissa Cavali

CDL define calendário dos Dias C para 2019

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis promoveu na terça-feira, dia 12, [...]

Outras notícias

Publicado em 22/02/2019 18:47

Patricia Casagrande sugere a instalação de toldo ou cobertura na entrada para a Escola Felisberto Vilarino Dutra

A vereadora Patrícia Casagrande apresentou indicação na última [...]

Publicado em 22/02/2019 18:34

Claudir Duarte pede a recuperação do acesso entre os bairros Alvorada e Nossa Senhora dos Navegantes

O vereador Claudir Duarte apresentou uma indicação com cinco pedidos [...]

Publicado em 22/02/2019 18:14

Amarildo Ganzala pede a colocação de defensa para a proteção de motoristas e pedestres no PJO

Na última sessão do Legislativo ourense, realizada na segunda-feira, dia 18, [...]

Publicado em 22/02/2019 09:55

FESTA RELIGIOSA E INSPIRAÇÃO

Não sei se você já parou para pensar sobre o tema, mas ninguém vive sem [...]

Publicado em 22/02/2019 09:43

HORÁRIO DE VERÃO

No último dia 17, tivemos que atrasar em uma hora os ponteiros de nossos [...]

Publicado em 22/02/2019 09:39

O QUE ME ENSINARAM SOBRE O DINHEIRO

Praticamente nada. Esta é a minha resposta quando me perguntam o que eu [...]