No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • Promoção 39 anos

Ouro comemora 56 anos de emancipação político-administrativa

Ouro comemora 56 anos de emancipação político-administrativa

O município de Ouro comemora neste domingo, dia 07 de abril, seus 56 anos de emancipação político-administrativa. A abertura das festividades ocorreu no dia 16 de março com o II Encontro Municipal de Mulheres Agricultoras na comunidade de Linha Bonita.

No dia 1º de abril, o Ato Cívico em frente ao Centro Administrativo. Dias 04, 05 e 06 o Ginásio André Colombo recebeu o XX Festival Intermunicipal da Canção, com a participação de 48 candidatos. Ainda no sábado, dia 06, na Baixada Rubra, foi realizado um amistoso beneficente entre ex-atletas do Arabutã e do Penharol.

Neste domingo (07), data de aniversário do município, o CRAS realiza a terceira edição do “Família na Praça” a partir das 15h. Serão diversas atividades para as crianças, mateada e uma atração surpresa. A princípio a programação seria na Praça Pio XII, mas devido à instabilidade climática foi transferida para o Ginásio Municipal André Colombo. A partir das 18 haverá show gratuito com Netos do Velho.

História

Desde o início da colonização os imigrantes italianos foram atraídos para a região pela possibilidade de cultivar o cereal mais importante da época, o trigo. A cor amarelada dos campos de trigais deu origem ao nome do município.

Com a implantação da Ferrovia Paraná/Santa Catarina, hoje Rede Ferroviária Federal S/A, imigrantes de origem italiana, vindos do estado do Rio Grande do Sul, instalaram-se no Meio Oeste Catarinense, formando pequenos grupos de habitantes, que deram origem á várias vilas. Uma delas, Ouro, situada às margens do Rio do Peixe, foi fundada em 20 de outubro de 1906, ficando vinculada administrativa e politicamente ao município de Campos Novos.

Em 1945, Joaçaba, uma das várias vilas, desmembrou-se do município de Campos Novos, conquistando para si as terras da Vila de Capinzal. Mais tarde Capinzal iniciou um movimento para emancipar-se de Joaçaba e requereu partes das terras pertencentes a Campos Novos, compreendendo Ouro, Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco. Estas terras eram muito disputadas, pois pertenciam à zona de litígio, "O Contestado", episódio histórico muito conhecido dos catarinenses.

Passados alguns anos, Ouro iniciou seu movimento de emancipação, desmembrando-se de Capinzal em 23 de Janeiro de 1963 e instalado em 07 de abril do mesmo ano, sendo empossado como prefeito interino o advogado Dr. Nelson de Souza Infeld.

O Sr. Luiz Gonzaga Bonissoni foi o primeiro prefeito eleito. Ao município de Ouro foram anexados os Distritos de Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco que por sua vez também fizeram seus movimentos de emancipação, conseguindo esse intento em 1964.

A primeira atividade econômica surgiu em função da urgência de suprir as necessidades dos trabalhadores da ferrovia em construção, bem como de suas famílias. Os armazéns, como eram chamados, comercializavam principalmente gêneros alimentícios e utilidades diversas.

Paralelamente outras pessoas criavam e abatiam seus rebanhos de gado e suínos, dando suporte ao comércio local, que prosperava porque muitas famílias fixaram suas residências na Vila, após a conclusão da ferrovia.

A construção da estrada de ferro facilitou o escoamento da produção agrícola, e as instalações das indústrias Reunidas Ouro S/A vieram a incrementar a produção de suínos, aquecendo a atividade econômica na região.


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 07/04/2019 11:42

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 24/08/2019 10:21 por Jardel Martinazzo

Ministro provincial visita a Paróquia São Paulo Apóstolo

O ministro provincial Cesário Palma assumiu a Província dos Capuchinhos do PR-SC em 2018. E neste período em que [...]

Publicado em 24/08/2019 09:09 por Douglas Varela

CDL promove curso na área de Neuro Vendas

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis promove no período de 09 a 11 de setembro o [...]

Publicado em 24/08/2019 09:05 por Jardel Martinazzo

Prefeitura de Capinzal e CDL ajustam datas para a programação natalina

Na sexta-feira (23), o Prefeito Nilvo Dorini juntamente com a Vice-Prefeita Noemia Bonamigo Pizzamiglio e o Secretário [...]

Outras notícias

Publicado em 24/08/2019 09:12

Associação Ourense das Mulheres da Agricultura Familiar elege a nova diretoria no final do mês

A Associação Ourense das Mulheres da Agricultura Familiar agendou para o dia [...]

Publicado em 23/08/2019 08:04

MAIS UMA SEMANA TENSA!

Não irei cansar de escrever que viver neste Brasil é uma piada! O povo fez [...]

Publicado em 23/08/2019 08:02

OS LEIGOS E SUA PARTICIPAÇÃO NA IGREJA

Os leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na [...]

Publicado em 23/08/2019 07:58

OS IDOSOS E AS REDES SOCIAIS

O uso de celulares pela população idosa tem aumentado consideravelmente nos [...]

Publicado em 22/08/2019 16:32

Claudir Duarte cobra melhor sinalização para a SC 150 em frente ao Oratório do Caravággio

A falta de segurança e o risco iminente de acidentes na SC 150, em frente ao [...]

Publicado em 22/08/2019 15:48

Câmara aprova convite para que representante de laticínio da região utilize a tribuna

A Câmara de Vereadores do município de Ouro aprovou na última segunda-feira, [...]