No ar

Programação indisponível
  • WHATS
  • 01
  • 02
  • 03

Ouro comemora 55 anos de emancipação neste sábado, dia 07

Ouro comemora 55 anos de emancipação neste sábado, dia 07

Ouro comemora neste sábado, 07 de abril, 55 anos de emancipação política.  A programação comemorativa iniciou nesta sexta-feira, dia 06, com Ato Cívico defronte ao Centro Administrativo Municipal com envolvimento de autoridades, servidores, estudantes e comunidade em geral. À noite ocorreu baile no Centro de Eventos Caravággio com o grupo Netos do Velho.

No dia 13 de abril, no Clube Esportivo Floresta, ocorre o Baile com a Escolha da Rainha e Princesas do município. A animação estará a cargo da Banda Café Brasil. Onze candidatas estarão representando suas respectivas entidades: Letícia Sidiana Torin (Lions Clube); Vanessa Masson (AACO); Jaqueline Joana Grezele (Leo Clube); Regina Tatiana Reck (CDL); Larissa Stefani Coelli (Cresol); Gabriela Riqueti (Sulcredi Ouro); Taise Lazzari (Sicredi Ouro); Ianca Carla Masquio (Associação de mulheres agricultoras); Aline Masson (Sindicato Rural); Shirley Daros Contessotto (AMPECO) e Caroline Lasta Tonini (ACIRP).

(Foto: Aderlan Miotto/Alternativa Fotografias)

Para os dias 21 e 22 de abril será reeditado o Festival Intermunicipal da Canção (FICO) e para o dia 21 de abril, o matinê da terceira idade para todos os grupos do município no Centro de Eventos Caravággio.

No dia 26 de abril ocorre o II Encontro da Canção Gospel, em parceria com a Câmara de Vereadores. No dia 27, o jantar do Dia do Trabalhador, no Centro de Eventos Caravággio e no dia 28 de abril, o Passeio Ciclístico e o Família na Praça, organizado pelo CRAS.

O encerramento da programação ocorre no dia 04 de maio, no Clube Floresta, com a apresentação das ações desenvolvidas pela Administração em 2017 e a projeção para 2018. 

História

Desde o início da colonização os imigrantes italianos foram atraídos para a região pela possibilidade de cultivar o cereal mais importante da época, o trigo. A cor amarelada dos campos de trigais deu origem ao nome do município.

Com a implantação da Ferrovia Paraná/Santa Catarina, hoje Rede Ferroviária Federal S/A, imigrantes de origem italiana, vindos do estado do Rio Grande do Sul, instalaram-se no Meio Oeste Catarinense, formando pequenos grupos de habitantes, que deram origem á várias vilas. Uma delas, Ouro, situada às margens do Rio do Peixe, foi fundada em 20 de outubro de 1906, ficando vinculada administrativa e politicamente ao município de Campos Novos.

Em 1945, Joaçaba, uma das várias vilas, desmembrou-se do município de Campos Novos, conquistando para si as terras da Vila de Capinzal. Mais tarde Capinzal iniciou um movimento para emancipar-se de Joaçaba e requereu partes das terras pertencentes a Campos Novos, compreendendo Ouro, Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco. Estas terras eram muito disputadas, pois pertenciam à zona de litígio, "O Contestado", episódio histórico muito conhecido dos catarinenses.

Passados alguns anos, Ouro iniciou seu movimento de emancipação, desmembrando-se de Capinzal em 23 de Janeiro de 1963 e instalado em 07 de abril do mesmo ano, sendo empossado como prefeito interino o advogado Dr. Nelson de Souza Infeld.

O Sr. Luiz Gonzaga Bonissoni foi o primeiro prefeito eleito. Ao município de Ouro foram anexados os Distritos de Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco que por sua vez também fizeram seus movimentos de emancipação, conseguindo esse intento em 1964.

A primeira atividade econômica surgiu em função da urgência de suprir as necessidades dos trabalhadores da ferrovia em construção, bem como de suas famílias. Os armazéns, como eram chamados, comercializavam principalmente gêneros alimentícios e utilidades diversas.

Paralelamente outras pessoas criavam e abatiam seus rebanhos de gado e suínos, dando suporte ao comércio local, que prosperava porque muitas famílias fixaram suas residências na Vila, após a conclusão da ferrovia.

A construção da estrada de ferro facilitou o escoamento da produção agrícola, e as instalações das indústrias Reunidas Ouro S/A vieram a incrementar a produção de suínos, aquecendo a atividade econômica na região.

 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 07/04/2018 08:59

Fotos

3685827295ac8b8bb302784.52882635.jpg

Foto: Alternativa Fotografias




Principais Notícias

Publicado em 23/09/2018 19:46 por Fabio José Dos Santos Galio

Dupla de laçadores de Capinzal conquista Taça Cidade em Barracão - RS

A dupla de laçadores, Alexandre Lopes e Lucas Lopes, conquistou neste domingo, dia 23, a Taça Cidade de Barracão, [...]

Publicado em 22/09/2018 17:07 por Marlo Matielo

33 GRAUS - Estação meteorológica de Ouro registrou a quarta maior temperatura do Estado neste sábado

A Estação Agrometeorológica da EPAGRI do município de Ouro, instalada na Vila São José, registrou quase 33 graus [...]

Publicado em 22/09/2018 08:05 por Marlo Matielo

Técnico da AD AGN Capinzal disputou amistoso no Paraná pela Seleção Brasileiro de Futsal Master

Fininho, técnico da AD AGN Capinzal, disputou mais um jogo com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal Master na [...]

Outras notícias

Publicado em 23/09/2018 20:43

ALTA DO DÓLAR: QUEM GANHA E QUEM PERDE

Que o dólar sobe e desce a toda hora todo mundo sabe. Acontece que agora ele [...]

Publicado em 23/09/2018 20:32

ALGUÉM DISSE QUE SERIA FÁCIL?

Sinceramente responda: alguém disse que seria fácil? Essa indagação capaz [...]

Publicado em 22/09/2018 10:08

A RIQUEZA DA LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

Mas, o que é Leitura Orante da Palavra de Deus? É uma prática muito antiga [...]

Publicado em 22/09/2018 10:07

PLACA DE CARRO COM CHIP E QR CODE COMEÇA A VALER NO BRASIL

Foi oficializado que o Rio de Janeiro será o primeiro estado brasileiro a [...]

Publicado em 22/09/2018 10:04

NÃO À CAÇA COMERCIAL DAS BALEIAS

Na última sexta-feira, dia 14, autoridades de diversos países reuniram-se em [...]

Publicado em 20/09/2018 23:29

Acusado de tentar matar vereador com facada está sendo julgado em Capinzal

Valdecir Deitos, acusado de esfaquear o vereador ourense Ivonei Dambrós [...]