No ar

Marcio Pedro

Programa Marcio Pedro

18:10 - 18:59 com Marcio Pedro

No ar - Programa Marcio Pedro Ouça ao vivo

  • Câmara de Vereadores de Ouro
  • Aniversário Rádio Capinzal 38 anos
  • Aniversário Rádio Capinzal 38 anos 2
  • Aniversário Rádio Capinzal 38 anos 3

Ouro comemora 55 anos de emancipação neste sábado, dia 07

Ouro comemora 55 anos de emancipação neste sábado, dia 07

Ouro comemora neste sábado, 07 de abril, 55 anos de emancipação política.  A programação comemorativa iniciou nesta sexta-feira, dia 06, com Ato Cívico defronte ao Centro Administrativo Municipal com envolvimento de autoridades, servidores, estudantes e comunidade em geral. À noite ocorreu baile no Centro de Eventos Caravággio com o grupo Netos do Velho.

No dia 13 de abril, no Clube Esportivo Floresta, ocorre o Baile com a Escolha da Rainha e Princesas do município. A animação estará a cargo da Banda Café Brasil. Onze candidatas estarão representando suas respectivas entidades: Letícia Sidiana Torin (Lions Clube); Vanessa Masson (AACO); Jaqueline Joana Grezele (Leo Clube); Regina Tatiana Reck (CDL); Larissa Stefani Coelli (Cresol); Gabriela Riqueti (Sulcredi Ouro); Taise Lazzari (Sicredi Ouro); Ianca Carla Masquio (Associação de mulheres agricultoras); Aline Masson (Sindicato Rural); Shirley Daros Contessotto (AMPECO) e Caroline Lasta Tonini (ACIRP).

(Foto: Aderlan Miotto/Alternativa Fotografias)

Para os dias 21 e 22 de abril será reeditado o Festival Intermunicipal da Canção (FICO) e para o dia 21 de abril, o matinê da terceira idade para todos os grupos do município no Centro de Eventos Caravággio.

No dia 26 de abril ocorre o II Encontro da Canção Gospel, em parceria com a Câmara de Vereadores. No dia 27, o jantar do Dia do Trabalhador, no Centro de Eventos Caravággio e no dia 28 de abril, o Passeio Ciclístico e o Família na Praça, organizado pelo CRAS.

O encerramento da programação ocorre no dia 04 de maio, no Clube Floresta, com a apresentação das ações desenvolvidas pela Administração em 2017 e a projeção para 2018. 

História

Desde o início da colonização os imigrantes italianos foram atraídos para a região pela possibilidade de cultivar o cereal mais importante da época, o trigo. A cor amarelada dos campos de trigais deu origem ao nome do município.

Com a implantação da Ferrovia Paraná/Santa Catarina, hoje Rede Ferroviária Federal S/A, imigrantes de origem italiana, vindos do estado do Rio Grande do Sul, instalaram-se no Meio Oeste Catarinense, formando pequenos grupos de habitantes, que deram origem á várias vilas. Uma delas, Ouro, situada às margens do Rio do Peixe, foi fundada em 20 de outubro de 1906, ficando vinculada administrativa e politicamente ao município de Campos Novos.

Em 1945, Joaçaba, uma das várias vilas, desmembrou-se do município de Campos Novos, conquistando para si as terras da Vila de Capinzal. Mais tarde Capinzal iniciou um movimento para emancipar-se de Joaçaba e requereu partes das terras pertencentes a Campos Novos, compreendendo Ouro, Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco. Estas terras eram muito disputadas, pois pertenciam à zona de litígio, "O Contestado", episódio histórico muito conhecido dos catarinenses.

Passados alguns anos, Ouro iniciou seu movimento de emancipação, desmembrando-se de Capinzal em 23 de Janeiro de 1963 e instalado em 07 de abril do mesmo ano, sendo empossado como prefeito interino o advogado Dr. Nelson de Souza Infeld.

O Sr. Luiz Gonzaga Bonissoni foi o primeiro prefeito eleito. Ao município de Ouro foram anexados os Distritos de Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco que por sua vez também fizeram seus movimentos de emancipação, conseguindo esse intento em 1964.

A primeira atividade econômica surgiu em função da urgência de suprir as necessidades dos trabalhadores da ferrovia em construção, bem como de suas famílias. Os armazéns, como eram chamados, comercializavam principalmente gêneros alimentícios e utilidades diversas.

Paralelamente outras pessoas criavam e abatiam seus rebanhos de gado e suínos, dando suporte ao comércio local, que prosperava porque muitas famílias fixaram suas residências na Vila, após a conclusão da ferrovia.

A construção da estrada de ferro facilitou o escoamento da produção agrícola, e as instalações das indústrias Reunidas Ouro S/A vieram a incrementar a produção de suínos, aquecendo a atividade econômica na região.

 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 07/04/2018 08:59

Fotos

3685827295ac8b8bb302784.52882635.jpg

Foto: Alternativa Fotografias




Principais Notícias

Publicado em 10/12/2018 17:02 por Jardel Martinazzo

Parque de Exposições Domingos Pellizzaro terá nova cancha de laço

Foi realizada na manhã de domingo (09) durante o rodeio do CTG Rancho de Boiadeiro, a assinatura da ordem de serviço [...]

Publicado em 10/12/2018 15:51 por Jardel Martinazzo

ACAP realiza Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas

A Associação dos Acadêmicos de Capinzal (ACAP) realizou na manhã de domingo (09) no Clube da Colina, a Assembleia [...]

Publicado em 10/12/2018 11:02 por Marlo Matielo

Legislativo ourense realiza nesta noite a última sessão ordinária do atual exercício

Os vereadores e vereadoras do município de Ouro reúnem-se na noite desta segunda-feira, dia 10, para a última [...]

Outras notícias

Publicado em 07/12/2018 09:18

INEVITÁVEL É O PRAZER DE ESCREVER

Em minha estadia em Ouro-SC, venho encontrando pessoas que gostam de ler, mas [...]

Publicado em 07/12/2018 09:12

Estudantes recebem certificado de conclusão do projeto Câmara Mirim

Na manhã de quinta-feira (29) foi realizada a sessão de encerramento de mais [...]

Publicado em 07/12/2018 08:51

O QUE SIGNIFICA O SÍMBOLO DA RECICLAGEM?

O símbolo da reciclagem, representado por um triângulo, formado por três [...]

Publicado em 06/12/2018 11:22

E A NOSSA POLÍTICA!

Não restam dúvidas que a eleição de 2018, culminando com a vitória de [...]

Publicado em 06/12/2018 11:08

TEMPO DE ADVENTO

Iniciamos neste final de semana (02/12) o tempo do Advento, isto é, o tempo de [...]

Publicado em 06/12/2018 11:03

STRESS E SAÚDE BUCAL

Não, o stress sozinho não ira fazer você perder um dente. O que acontece é [...]