No ar

Fábio José

Campeiro da Noite

20:00 - 23:00 com Fábio José

No ar - Campeiro da Noite Ouça ao vivo

Nora do Prefeito de Água Doce é afastada do cargo de Secretária Municipal por nepotismo

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve decisão liminar em 2º Grau para afastar Edna de Fátima Lemos Vieira Bissani do cargo a Secretária de Administração e Fazenda do Município de Água Doce. Edna é nora do Prefeito Antônio José Bissani e a Lei Orgânica do Município proíbe a nomeação de parentes para todos os cargos públicos em comissão.

O afastamento foi requerido em ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba. Na ação, o Promotor de Justiça Jorge Eduardo Hoffmann sustenta que a nomeação da nora pelo Prefeito para o cargo político atenta contra a legislação municipal e configura ato de improbidade administrativa.

Segundo o Promotor de Justiça, a Lei Orgânica do Município de Água Doce é ainda mais restritiva do que a Súmula Vinculante n. 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) - que dispõe sobre as limitações da nomeação de parentes para cargos públicos.

Hoffmann explica que para o STF a contratação de parentes para o cargo político - caso dos Secretários Municipais - é justificável, desde que seja norteada por critérios técnicos e profissionais. Já a Lei orgânica de Água Doce veda integralmente a contratação de pessoas com vínculo de parentesco, independentemente da motivação.

De acordo com o Promotor de Justiça, o art. 93 da Lei Orgânica restringe expressamente a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, até o terceiro grau civil, para cargos ou emprego em comissão do Município. "Ou seja, no âmbito do Município há vedação legal à prática do nepotismo, de modo que qualquer ato administrativo que viole a norma é eivado de ilegalidade e deve ser extirpado imediatamente", argumentou na ação.

A medida liminar, no entanto, foi negada pelo Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Joaçaba, amparado em precedente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que julgava situação diversa da apurada nos autos, sob o entendimento de que, por tratar-se de agente político, seria possível a nomeação.

O Promotor de Justiça interpôs com um recurso contra a decisão - um agravo de instrumento com pedido de tutela de urgência - no TJSC. A medida liminar pleiteada foi, então, deferida por decisão monocrática que determinou o afastamento de Edna Fátima Lemos Vieira Bissani do cargo comissionado de Secretária de Administração e Fazenda do Município de Água Doce, com a suspensão do pagamento de sua remuneração. A decisão liminar é passível de recurso.

O Ministério Público requer, ainda, que no julgamento do mérito da ação seja declarado nulo o ato de nomeação da nora do Prefeito e determinada a devolução de todos os valores pagos a ela pelo exercício do cargo, além da responsabilização dela e do Prefeito por ato de improbidade administrativa. O mérito da ação ainda não foi julgado pelo Poder Judiciário. (ACP n. 0900025-04.2018.8.24.0037).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 09/05/2018 07:24



Principais Notícias

Publicado em 16/08/2018 20:55 por Jardel Martinazzo

Homem é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia em Capinzal

Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira, dia 16, por falta de pagamento de pensão alimentícia. Os policiais [...]

Publicado em 16/08/2018 20:32 por Jardel Martinazzo

Polícia Militar repassa instruções de trânsito para alunos de creches

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Conquistando Meu Espaço do Loteamento Santa Maria receberam [...]

Publicado em 16/08/2018 10:51 por Jardel Martinazzo

Mais de 18% dos contribuintes deixaram de pagar o IPTU em Capinzal

Encerrou na quarta-feira (15) o prazo para os contribuintes quitarem a quarta e última parcela do Imposto Predial e [...]

Outras notícias

Publicado em 16/08/2018 10:02

Escola Viver e Conhecer reeditou o Dia da Cocada

A Escola Municipal Viver e Conhecer e a Associação de Pais e Professores [...]

Publicado em 16/08/2018 09:42

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

No dia 01 de agosto, a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o [...]

Publicado em 16/08/2018 09:37

UM CAMINHO OBSCURO!

Como esta difícil compreender o que se passa em nosso país! A cada dia, além [...]

Publicado em 16/08/2018 09:33

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O QUE É A SEGURANÇA DO TRABALHO? A Segurança do Trabalho é definida por [...]

Publicado em 16/08/2018 09:29

VIDA RELIGIOSA

"Qual é a minha vocação?" Quanto antes você fizer esta pergunta, melhor, [...]

Publicado em 15/08/2018 10:29

Adolescente de 14 anos confessa ter assassinado idosa na Vila Sete de Julho

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a Polícia Civil divulgou uma nota a qual [...]