No ar

Pastoral da Juventude

Sintonia Eclesial

13:00 - 13:59 com Pastoral da Juventude

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • Promoção 39 anos

MPSC e PROCONs formam força-tarefa para apurar aumento excessivo na conta de luz

MPSC e PROCONs formam força-tarefa para apurar aumento excessivo na conta de luz

A pedido do MPSC, os órgãos de defesa do consumidor irão aferir em dez residência de cada região do Estado se os registros de consumo de energia elétrica lançados pela Celesc no mês de janeiro correspondem ao consumo de fato. A Celesc será convocada para uma reunião no dia 7/2 para tratar do assunto.

Os órgãos de defesa do consumidor vão identificar e encaminhar ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com a máxima urgência, os dez casos de maior aumento na conta de luz de cada região do Estado. Eles irão aferir se os registros de consumo de energia elétrica lançados pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) no mês de janeiro, correspondem ao consumo, de fato, das residências catarinenses. A ação foi definida durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (28/1).

"Essa força-tarefa tem como objetivo trazer explicações à sociedade. O interesse é esclarecer se aquilo que foi registrado é o real consumo. Em anos de atuação como Promotor de Defesa do Consumidor é a primeira vez que me deparo com tantas reclamações dessa natureza", comentou o Promotor de Justiça Eduardo Paladino, que instaurou na quinta-feira (24/1) um inquérito civil, de abrangência estadual, para investigar os motivos do aumento excessivo nas faturas de janeiro.

A constatação será feita por fiscais do PROCON Estadual, do Fórum de PROCONs de Santa Catarina e da Associação de Consumidores do Estado de Santa Catarina (ACESC). Na capital do Estado, o o trabalho será realizado pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e pelo PROCON municipal. Serão encaminhadas ao MPSC as reclamações feitas pelos consumidores ao PROCON e também os autos de constatação, assinado por fiscais do órgão que visitarão as residências, avaliando a real carga de equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora.

As informações repassadas ao Promotor de Justiça, titular da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, e ao Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) serão apresentadas à Celesc, que será convocada para uma reunião no dia 07/02, junto com os demais órgãos de defesa do consumidor para tratar da situação.

Reclamações excessivas

As medidas tomadas em reunião nessa segunda-feira foram motivadas por reclamações encaminhadas à Promotoria de Justiça, pelo alto número de registros no PROCON e de reclamações nas redes sociais de moradores de todas as regiões do Estado, acusando um aumento excessivo em suas faturas de energia elétrica. Há registros de moradores que, mesmo fora de suas residências, em férias, viram o valor de suas tarifas de energia duplicarem.

Orientações

Na reunião, representantes dos PROCONs estadual e municipal recomendaram aos cidadãos que, em caso de um aumento considerado abusivo, o fato precisa ser denunciado para a Celesc. O caminho é o Serviço de atendimento ao Consumidor por meio do telefone 0800 48 0120. Só após o registro junto à Celesc é que os cidadãos devem recorrer ao PROCON.

 


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 29/01/2019 06:45

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 24/08/2019 10:21 por Jardel Martinazzo

Ministro provincial visita a Paróquia São Paulo Apóstolo

O ministro provincial Cesário Palma assumiu a Província dos Capuchinhos do PR-SC em 2018. E neste período em que [...]

Publicado em 24/08/2019 09:09 por Douglas Varela

CDL promove curso na área de Neuro Vendas

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis promove no período de 09 a 11 de setembro o [...]

Publicado em 24/08/2019 09:05 por Jardel Martinazzo

Prefeitura de Capinzal e CDL ajustam datas para a programação natalina

Na sexta-feira (23), o Prefeito Nilvo Dorini juntamente com a Vice-Prefeita Noemia Bonamigo Pizzamiglio e o Secretário [...]

Outras notícias

Publicado em 24/08/2019 09:12

Associação Ourense das Mulheres da Agricultura Familiar elege a nova diretoria no final do mês

A Associação Ourense das Mulheres da Agricultura Familiar agendou para o dia [...]

Publicado em 23/08/2019 08:04

MAIS UMA SEMANA TENSA!

Não irei cansar de escrever que viver neste Brasil é uma piada! O povo fez [...]

Publicado em 23/08/2019 08:02

OS LEIGOS E SUA PARTICIPAÇÃO NA IGREJA

Os leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na [...]

Publicado em 23/08/2019 07:58

OS IDOSOS E AS REDES SOCIAIS

O uso de celulares pela população idosa tem aumentado consideravelmente nos [...]

Publicado em 22/08/2019 16:32

Claudir Duarte cobra melhor sinalização para a SC 150 em frente ao Oratório do Caravággio

A falta de segurança e o risco iminente de acidentes na SC 150, em frente ao [...]

Publicado em 22/08/2019 15:48

Câmara aprova convite para que representante de laticínio da região utilize a tribuna

A Câmara de Vereadores do município de Ouro aprovou na última segunda-feira, [...]