No ar

Programação indisponível
  • dica 06
  • dica 07
  • O que tem no Baú da Rádio Capinzal

MARKETING MULTINÍVEL

MARKETING MULTINÍVEL

O marketing multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.

Essa é uma das variações mais polêmicas das áreas de marketing e vendas: Mas por que essa polêmica existe? É que, normalmente, quem pratica o marketing de rede defende o modelo. Muitos, inclusive, chegam a ser bem insistentes quando apresentam o plano e convidam outras pessoas. Quem já trocou uma ideia com os revendedores mais engajados das empresas Hinode e Herbalife podem ter tido má impressão desse tipo de marketing; Aliado ao desconhecimento e a desconfiança, acaba gerando uma rejeição significativa ao marketing multinível, um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores.

Trata-se, também, de uma modalidade de venda direta, que se baseia no contato pessoal entre vendedores e clientes para comercializar produtos e serviços – Mary Kay é um exemplo clássico de empresa que opera nesses moldes.

Esse modelo foi criado na década de 1940, nos EUA, marcando a evolução das tradicionais vendas diretas, que trata do ganho individual de comissões.

É uma oportunidade de ascensão, em que o vendedor se torna um líder ou um gerente de vendas, e amplia os ganhos. Ele deve atender sua clientela normal (gerando lucro direto) e atrair novos vendedores para a sua rede (conseguindo um lucro indireto, por meio da comissão residual). É necessário oferecer suporte, treinamentos, orientações, premiações, enfim motivar os revendedores.

No final, tanto esforço é recompensador, já que o empenho da equipe resulta em lucro. As principais vantagens desse modelo são: autonomia de trabalho, suporte de grandes empresas/marcas, modelo escalável de ganhos. E as principais desvantagens são: investimento inicial considerável e criação de redes em longo prazo.

Marketing multinível e pirâmide são a mesma coisa? Essa talvez seja a principal polêmica, mas são formatos bem distintos... Além de serem ilegais no Brasil, os esquemas de pirâmide não existem produtos ou serviços sendo comercializados para quem está de fora da pirâmide, o lucro é obtido somente com a entrada de novos integrantes no esquema, as pirâmides possuem prazo de validade. Para se ter uma ideia do perigo das pirâmides, basta recordar do famoso caso da Telexfree.

O modelo escalável de ganhos é a principal característica do marketing de rede, exemplos de marcas bem sucedidas são: Amway, Jequiti e Herbalife. A melhor parte do marketing multinível é que o ganho é proporcional à produtividade.

(Informações Marketing de Conteúdo)


Publicado por: Douglas Varela Data: 19/10/2017 11:13

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 18/11/2017 18:11 por Jardel Martinazzo

Funcionário morre soterrado em silo da Copérdia de Joaçaba

Um funcionário morreu soterrado na manhã deste sábado (18) ao cair em um silo da empresa Copérdia, no bairro Vila [...]

Publicado em 18/11/2017 18:07 por Jardel Martinazzo

Homem vai parar no hospital após briga em bar no centro de Capinzal

A Polícia Militar foi acionada neste sábado (18) para se deslocar até o Hospital Nossa Senhora das Dores onde deu [...]

Publicado em 16/11/2017 08:12 por Jardel Martinazzo

Briga entre cunhados termina com disparos de arma de fogo em Capinzal

Uma briga entre cunhados terminou em ocorrência policial na noite desta quarta-feira (15) no Acesso Cidade Alta, em [...]

Outras notícias

Publicado em 16/11/2017 08:41

Polícia Civil prende homem que pulou janela e furtou escritório em Joaçaba

A Polícia Civil de Joaçaba prendeu o homem que saltou de uma distância de [...]

Publicado em 14/11/2017 07:40

Polícia recupera gato angorá furtado de Pet Shop

A Polícia Civil de Campos Novos recuperou na tarde desta segunda-feira (13) um [...]

Publicado em 10/11/2017 21:04

Lucro da BRF no 3º trimestre de 2017 cresce 666% na comparação anual

A BRF fechou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 137,6 milhões, alta [...]

Publicado em 07/11/2017 18:00

Iziquel de Jesus estreia na Câmara de Vereadores de Ouro

O vereador Iziquel Inácio de Jesus participou da sua primeira sessão [...]

Publicado em 07/11/2017 18:00

Meneghini pede campanhas educativas para conscientizar jovens e adolescentes sobre o perigo das drogas

Preocupado com o avanço das drogas entre adolescentes e jovens do município, [...]

Publicado em 07/11/2017 18:00

Câmara de Ouro aprova projeto que institui a Semana Municipal da Alimentação Saudável

A Câmara de Vereadores de Ouro aprovou por unanimidade na sessão ordinária [...]