No ar

Pastor Claudemir Lemes Lopes

Semeando a Palavra

20:00 - 20:59 com Pastor Claudemir Lemes Lopes

No ar - Semeando a Palavra Ouça ao vivo

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

Entres as datas comemorativas no mês de Julho está a criação do IBGE (06), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bem vindo o Instituto! Bem vindo seu significado!

Tanto na estatística, quanto na geografia seus dados merecem consideração. Nosso jeito de agir se desvincula demasiado das estatísticas. O planejamento eficaz parte dos pressuposto dos dados. Como trabalhar a realidade senão pela compreensão da mesma!?

A imensa e diversa geografia do país e suas culturais regionais, vem dar destaque a uma atenção também diferenciada, regionalizada, pontual. Junto aos dados gerais as pesquisas pontuais, locais podem e devem contemplar a busca de metas. Cabe em seguida ao poder público e à sociedade aplicar os recursos para objetivar os avanços.

Para nós, nós, comunidades cristãs, católicas, seus dados devem estar presentes para as ações pastorais. Desde a década de 1950 na ação pastoral brasileira a coordenação nacional dos bispos – CNBB – nos traça um perfil da realidade para objetivar sua e nossas ações evangelizadoras. Tomemos como exemplo as atuais diretrizes gerais da ação evangelização da Igreja no Brasil – 2015 – 2019. No documento: “contexto atual”, destaca a importância de se prestar esmerada atenção à realidade que desafia à Igreja e suas comunidades. Estamos vivendo uma “mudança de época” e não apenas uma época de mudança, rotineira na era moderna. Temos daí urgências a enfrentar...

Vale dizer com todas as letras que não basta “conservar” o que se fazia, mas é necessário partir para um global enfrentamento evangelizador planejado...

“A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”. ( DA,n.370).

O significado destas palavras nos leva a dois pontos fundamentais: observar melhor a realidade e promover a capacidade evangélica de conversão. Portanto, mudança de visão e atitudes, pois os dados, a realidade nos pressiona a assim agir. Não são palavras ao vento. São palavras analisadas a longo tempo, e são palavras reconhecidas como necessárias. Não haveria necessidade de conversão missionária tão proclamada se os dados da realidade não se fizesse imperativo.

Salientar o fato do IBGE, suas estatísticas produz cultura. Seus dados pretendem fornecer informação. Mas seu maior benefício é formar atitudes pertinentes. Cultura de estatística, de análise das causas, de projeção de mudanças, de execução e de medição de metas.

Partindo da validade da fé, e do imperativo de Cristo – ide – nós da base comunitária eclesial necessitamos ver o que vivemos e presenciamos ao nosso redor. A ordem de Cristo e a confrontação com a realidade que o motivava, nos obriga a mudar. Quer-nos dizer então as palavras de Aparecida: vejamos bem antes para adequar melhor as ações pastorais.

Jo 4,4 nos diz que “era preciso passar pela Samaria” a respeito de Jesus e a Samaritana. Quer dizer que, para colaborar com o outro é necessário ir, conhecer a realidade de onde o outro provém, quais suas crenças, os seus valores, enfim, conhecer o território dos outro. Há uma idéia demasiada comum de evangelizar jogando a semente de Deus ao vento...partindo apenas da semente que é a Palavra, descuidando do chão onde a semente é colocada. Não é assim a eficácia da agricultura moderna. As ações de Jesus e as atitudes dos primeiros evangelizadores, anotadas nos Atos dos Apóstolos, mostram um melhor processo evangelizador.

Sim, bem vindo o IBGE e todas as pesquisas honestas da realidade. Bem vinda a escuta e vivência de nossas pequenas realidades. Pequenas e de tamanha importância! Ali pode acontecer a conversão pastoral.

Enfim, demos valor ao ”ver”, ao “escutar”, ao “observar”, ao “compreender” e a revelação do outro, dada por ele mesmo... É a melhor escola de nossa própria formação, pois para crescer em nossa identidade é preciso “sair”. Relacionar-se pode fazer-nos crescer!


Publicado por: Douglas Varela Data: 14/07/2018 09:05

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 15/08/2018 20:04 por Jardel Martinazzo

Homem é atingido por dois tiros em Herval d'Oeste

Um homem foi baleado com dois tiros por volta das 18h desta quarta-feira (15) na Rua 1º de Janeiro, bairro São Jorge, [...]

Publicado em 15/08/2018 09:55 por Jardel Martinazzo

Verdade ou Fake News - Suposto assassinato de dupla em fazenda da região viraliza nas redes sociais

Na noite desta terça-feira, dia 14, viralizou entre os grupos de WhatsApp de Capinzal, Ouro e região a informação [...]

Publicado em 15/08/2018 07:10 por Jardel Martinazzo

Mulher fica ferida após veículo despencar em barranco no centro de Herval

Bombeiros levaram mais de uma hora para resgatar uma mulher das ferragens de um Fusca que despencou em um barranco na [...]

Outras notícias

Publicado em 15/08/2018 10:29

Adolescente de 14 anos confessa ter assassinado idosa na Vila Sete de Julho

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a Polícia Civil divulgou uma nota a qual [...]

Publicado em 14/08/2018 07:18

Caminhoneiro que atingiu veículo estacionado tentou se evadir do local

No começo da noite desta segunda-feira (13), por volta das 19h, a Polícia [...]

Publicado em 14/08/2018 06:33

Solenidade comemora formatura dos Bombeiros da Melhor Idade em Piratuba

Aconteceu na última sexta-feira (10) no Batalhão do Corpo de Bombeiros [...]

Publicado em 13/08/2018 10:03

Câmara de Ouro realiza nesta noite a segunda sessão ordinária do mês de agosto

Os vereadores do município de Ouro reúnem-se novamente na noite desta [...]

Publicado em 12/08/2018 19:21

Disputada a última rodada da primeira fase da Copa Capinzal de Futebol

Foi disputada na tarde deste domingo, dia 12, no Distrito de Alto Alegre, a [...]

Publicado em 12/08/2018 08:09

Jovem fica ferido após saída de pista na SC-150 em Água Doce

Um jovem de 20 anos ficou ferido após saída de pista na madrugada deste [...]