No ar

Paróquia São Paulo Apóstolo

Ave Maria

18:00 - 18:09 com Paróquia São Paulo Apóstolo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • Promoção 39 anos

Diocese de Joaçaba realiza Jornada de Comunicação

Diocese de Joaçaba realiza Jornada de Comunicação

Com o objetivo de fortalecer e ampliar a atuação da Pastoral da Comunicação (PASCOM), a Diocese de Joaçaba realizou no sábado (23), a 1ª Jornada Diocesana de Comunicação. O evento foi realizado no Centro de Eventos Senhor Bom Jesus em Herval d’Oeste com a participação de mais de 80 participantes de 14 das 25 paróquias que compõem a Diocese.

De acordo com Dom Frei Mário Marquez, bispo diocesano, o evento teve uma importância significativa para a comunicação da Diocese. “Estamos felizes por conseguirmos ampliar nossos horizontes de atuação com a presença de um número expressivo de participantes de várias paróquias que, de forma unida, fortalecerão a comunicação em nossa Diocese”, afirmou.

Evento teve uma programação diversificada e de alto nível

A 1ª Jornada Diocesana de Comunicação teve uma programação de alto nível para os participantes. Foi assim que eles mesmos avaliaram em pesquisa de satisfação realizada ao final do evento. A Jornada teve início uma uma animação feita por Amanda Peliciolli e Sidy Schmidt (Sidinho) e logo após a Oração de Abertura feita por Dom Frei Mário Marquez.

A primeira Trilha de Conhecimento, realizada por Ricardo de Araújo Gomes, fundador da Parresia Comunicação Católica de Vitória/ES, uma das maiores empresas de comunicação do Brasil, abordou os passos fundamentais para a implantação da Pastoral da Comunicação nas Paróquias. Utilizando um E-book produzido pela própria empresa, Ricardo discorreu sobre a importância da comunicação em âmbito religioso de forma organizada e unificada. “Entendemos que a comunicação, nos dias atuais, é um fator chave para o fortalecimento da presença da Igreja na comunidade. Por esse motivo, vivemos uma experiência muito gratificante no dia de hoje quando avançamos neste diálogo na Diocese de Joaçaba/SC”, explicou.

A evolução da comunicação por meio do Rádio foi a segunda Trilha de Conhecimento do evento. Na oportunidade, o comunicador Marlo Matielo da Rádio Capinzal apresentou aos participantes a importância dos veículos tradicionais, como o Rádio, para a evangelização. Utilizando exemplos práticos e de fácil compreensão, Marlo interagiu com o público e demonstrou como os veículos impactam positivamente a evangelização. “Parabenizo a Pastoral da Comunicação da Diocese de Joaçaba pelo lindo evento organizado na certeza de que outros frutos serão colhidos por meio desta iniciativa”, comentou.

Após as duas Trilhas de Conhecimento foi a vez das paróquias da Diocese contarem suas experiências em comunicação. Um Talk Show reuniu os representantes da Pastoral da Comunicação de paróquias que já possuem e que estão iniciando seus projetos de evangelização. A primeira apresentação foi feita por Marines Delazari Varela da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal, seguida por Roberta Trevisan da Paróquia São Francisco das Chagas de Lacerdópolis e encerrando com Gilmar Rocha da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Concórdia.

Após o almoço, houve um momento de interação entre os animadores do evento, Amanda Peliciolli e Sidinho e, logo após teve ínicio mais uma Trilha de Conhecimento. Na ocasião, os participantes conheceram o case do Canal Vale Agrícola disponível no Facebook e no Youtube. Somente em 2018, o canal teve mais de 45 milhões de visualizações posicionando-se entre os três principais canais do agronegócio do mundo digital. O case foi apresentado pela produtora, diretora e apresentadora Aline Leonhardt. “Foi muito gratificante poder compartilhar com os participantes um pouco da nossa história e, principalmente, do alcance das redes sociais nos dias atuais”, disse.

E a última Trilha de Conhecimento foi feita pelo coach e palestrante Cristiana Soares da Inspire Desenvolvimento Humano. Sob a temática “Qual é o teu pra quê”, Cristiana falou sobre a importância do voluntariado e a transformação positiva que iniciativas simples podem provocar na comunidade. “Entendo que o voluntariado é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento da nossa sociedade. Por esse motivo, falar deste tema nos motiva a cada vez mais sairmos da nossa zona de conforto para colaborar com iniciativas que transformam a realidade”, afirmou.

De acordo com a Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM), a partir de agora se promoverá um diálogo mais próximo com as paróquias no sentido de se fortalecer as Pastorais já existentes e formar a PASCOM nas paróquias que ainda não possuem. O próximo encontro será realizado no dia 22 de junho (sábado).

A 1ª Jornada Diocesana de Comunicação foi uma realização da Diocese de Joaçaba com apoio da Paróquia Senhor Bom Jesus, Indústria de Artefatos de Concreto Concórdia - IACC, Sicoob Credirio, Decor House e Herval Vídeo.

Fonte: Pascom Diocese de Joaçaba

A Paróquia São Paulo Paulo Apóstolo também esteve presente neste evento promovido pela diocese, com 12 representantes.


Publicado por: Marines Delazari Varela Data: 25/03/2019 15:29



Principais Notícias

Publicado em 20/09/2019 07:20 por Marlo Matielo

Centro Social do Loteamento Santa Maria será inaugurado nesta noite

A Administração Municipal de Capinzal agendou para esta sexta-feira, dia 20, a partir das 18h30min, a solenidade de [...]

Publicado em 19/09/2019 21:22 por Jardel Martinazzo

Acidente de trânsito deixa motociclista ferido em Zortéa

Um motociclista de 19 anos ficou ferido em acidente de trânsito no começo da tarde desta quinta-feira (19) no bairro [...]

Publicado em 19/09/2019 20:32 por Jardel Martinazzo

PM recupera no interior de Capinzal moto furtada em Ipira

Na manhã de quinta-feira (19), por volta das 08h30min, a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma moto que [...]

Outras notícias

Publicado em 20/09/2019 16:11

Programação natalina foi tema de reunião entre CDL e Prefeitura de Ouro

Representantes da Administração Municipal de Ouro e da Câmara de Dirigentes [...]

Publicado em 20/09/2019 14:57

Paróquia São Paulo Apóstolo presente na Romaria da Terra e das Águas

Neste domingo, 15 de setembro, aconteceu na cidade de São José do Cerrito a [...]

Publicado em 20/09/2019 14:42

INDÚSTRIAS REUNIDAS OURO: MEMÓRIA HISTÓRICA (1)

   Ao pesquisar sobre o passado histórico da localidade de Coxilha Seca [...]

Publicado em 20/09/2019 14:33

COMO RECEBER ALUGUEL SEM PRECISAR TER UM IMÓVEL?

Nossos pais e avós sempre nos davam esse conselho: Aplique o seu dinheiro em [...]

Publicado em 20/09/2019 14:19

SAÚDE À BOLSONARO!

O Brasil é um país lindo e maravilhoso para se viver! Temos todas as [...]

Publicado em 20/09/2019 14:16

AMAR A DEUS E AMAR AO PRÓXIMO!LC 10,27

O Padre Jadir Zaro, SAC, foi muito feliz ao refletir sobre a passagem bíblica [...]