No ar

Marcio Pedro

Bom Dia Trabalhador

05:00 - 06:54 com Marcio Pedro

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

CONVIVÊNCIA URBANA

CONVIVÊNCIA URBANA

A Igreja Católica no Brasil,vai além de apenas ser porta voz da Igreja Católica continuadora do mandato de Jesus de ir pregar o Reino de Deus.. Faz parte do Reino de Deus a vida plena cf Jô 10,10). O cuidado humano é um dos fatores essenciais deste dever.

No último editorial deste semanário, focávamos o conflito abafado pela necessidade de se ater à urbanização. Conflito silencioso, mas de conseqüências em grande parte funestas. Situações mais latentes nas periferias das cidades e no interior. Periferias geográficas e sobremodo existenciais. Periferias dos contornos urbanos, quer de bairros, quer de comunidades interioranas.

A análise puramente social expõe reflexos psicológicos, financeiros e espirituais. A pessoa perde sua raízes culturais e a mudança acaba exigindo a necessidade de buscar outras. Nesta mudança, nem sempre o faz com serenidade e propósito. Pode perder a consistência de personalidade e de sobrevivência, perdendo a paz interior. Quanta gente necessitada de acompanhamento psicológico. Em nossa região não se busca acompanhamento social e financeiro porque socialmente não é aceitável. Se não estiver preparada para tanto, terá dificuldades camufladas ou não. Pode-se dizer, que, com o passar dos tempos isto poderá ser superado, pois a urbanização vai se fazendo presente também no alongamento rural.

A Igreja se assessora de profissionais em suas análises e propostas. Profissionais que fazem parte de sua militância ou não. Profissionais “externos” são importantes de ser ouvidos. Colaboram de maneira diferente em suas análises e sugestões. Não deixam de ser humanas, mesmo que não cristãs. É aconselhável ouvir “toda” a humanidade, mesmo que não concorde com parcelas dela. Jesus lembrava que, os “seus” estão no mundo, mas não são do mundo” (Cf Jô 15,19). Assim pode distinguir e excluir. Razões externas expõem possíveis verdades, subjetivas e objetivas.

Para a busca de soluções os documentos da coordenação da Igreja no Brasil – CNBB, fazendo-se voz das comunidades através dos bispos – todo o anos nos coloca diante de propostas adequadas ao contexto geral. Mas a prioridade é sempre o popular. Propostas de cidadania para enfrentar a não dignidade cidadã.

No documento 100 – Comunidade de comunidades, uma nova comunidade paroquial, busca apoiar a ação evangelizadora no aspecto social agregado ao eclesial. Tentativa clara da preocupação rural em choque com liquidez das culturas urbanas. É necessário não só manter aquelas raízes, mas adequá-las à emergente adaptação urbana. Caso contrário o isolamento vital promovido pelo individualismo e consumismo se faz inevitável e impiedoso. Assim reza o documento 100 em seu n. 244: “a grande comunidade, praticamente impossibilitada de manter os vínculos humanos e sociais entre todos, pode ser setorizada em grupos menores... Não se deixa a referência territorial das comunidades maiores, mas criam-se novas unidades sem tanta estrutura administrativa”.

A grande “comunidade”, nas culturas urbanas é abstrata, líquida. Eficaz para a despersonalização e muito potente para o individualismo. A perda das “razões” é a natural seqüência. Poucos se salvam da massificação opressora. Apenas aqueles que se aliam aos grupos de amigos, melhor ainda se forem de convivência vizinha.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 19/07/2019 10:00



Principais Notícias

Publicado em 11/12/2019 19:14 por Marlo Matielo

PM registra três acidentes de trânsito num período de quatro horas em Capinzal

Três acidentes de trânsito – dois deles com vítimas – foram atendidos pela Polícia Militar de Capinzal num [...]

Publicado em 11/12/2019 10:42 por Fabio José Dos Santos Galio

Piquete Fazenda Meu Paraíso promove rodeio neste final de semana

O Piquete Fazenda Meu Paraíso, promove seu 2º Rodeio Crioulo Interestadual neste final de semana, dias 14 e 15, na [...]

Publicado em 11/12/2019 10:04 por Douglas Varela

Prefeitura de Capinzal adotará turno único

A Administração Municipal de Capinzal adotará atendimento em turno único a partir do dia 23 de dezembro. A medida, [...]

Outras notícias

Publicado em 11/12/2019 10:09

CERCA TROVA

Ao contrário de Van Gogh, o qual dizia que a visão das estrelas lhe fazia [...]

Publicado em 11/12/2019 10:07

Núcleo da Construção Civil finalizou estudo da Lei do Plano Diretor de Capinzal

O Núcleo da Construção Civil da ACIRP finalizou no dia 05 de dezembro o [...]

Publicado em 11/12/2019 10:02

VOCÊ SABIA QUE PODE SER SÓCIO DAS MAIORES EMPRESAS DO PAÍS?

É isso que acontece quando você compra ações das empresas que estão na [...]

Publicado em 11/12/2019 10:00

RESINA COMPOSTA - UM MATERIAL DE EXCELÊNCIA DESDE QUE BEM CONDUZIDO

Praticamente ninguém passa sua vida inteira sem ter um dente danificado, seja [...]

Publicado em 11/12/2019 09:56

UM PRESENTE BOM PRA... NATAL

Antonio concluía o ano escolar de 2019, e tinha uma ideia, digamos, fixa, que [...]

Publicado em 09/12/2019 14:34

Gabarito do Concurso Público do SIMAE já está disponível para consulta

Os participantes do concurso do  SIMAE (Serviço Intermunicipal de Água e [...]