No ar

Fábio José

Campeiro da Noite

20:00 - 23:00 com Fábio José

No ar - Campeiro da Noite Ouça ao vivo

  • WHATS

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019: OBJETIVOS.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019: OBJETIVOS.

“Uma varinha facilmente pode ser quebrada, porque é fraca. Mas um feixe de varinhas possuem maior resistência”, ditado conhecido e usado por muitos – lembrava D. Helder Câmara – para demonstrar a força da resistência e a força da projeção de objetivos a alcançar. Assim é a força da construção.


O princípio de todo o projeto está na busca dos objetivos. Estes podem unir motivações e assegurar e escolher estratégias comuns para alcançá-los. É a força dos fracos, porque é a força de quem se une. Costumam substituir os recursos físicos e financeiros quando as pessoas não os tem.


Mal comparando, a participação popular e dos grupos sociais fazem caminhos surpreendentes na atualidade. Nem o poder dos ditadores podem resistir ao serviço dos pequenos quando unidos. Objetivos, porém, são necessários para dar consistência às ações e políticas das ações.


Não há dúvida que para quem abrir os olhos da mente, com a realidade brasileira expressa pela mídia, pela imprensa, pode formular uma opinião pessoal. Está escancarada pode se dizer.
Há crise nas políticas públicas, se ouve dizer, por falta de recursos.

Outros dizem que diante das ocorrências só pode faltar sim, pois os desvios são exorbitantes como noticiados continuamente. Portanto a crise se manifesta primeiramente na gestão pública. Ela se espalha evidentemente em toda a sociedade contaminada pelo exemplos.


O Documento de Aparecida, no seu número 19 assim reza: “em continuidade com as Conferências Gerais anteriores do Episcopado Latino-americano, este documento faz uso do método “ver, julgar, agir”.


O método é intuitivo. Faz parte de quem, vendo a realidade, tendo uma concepção diferente nos seus objetivos, caminha por ações adequadas em busca de uma mudança pretendida. Método comum, intuitivo quase sempre, mas pertinente para alcançar melhorias, tanto na vida particular, como familiar e empresarial.

Se a honestidade fosse o modo de agir na gestão pública, os recursos financeiros estariam ali aplicados, se diz.


No nosso caso, nos lembra o Documento, “este método implica em contemplar a Deus com os olhos da fé através de sua Palavra revelada e o contato vivificador dos Sacramentos, a fim de que na vida cotidiana, vejamos a realidade que nos circunda à luz de sua providência e a julguemos segundo Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida... Este método nos permite articular, de modo sistemático, a perspectiva cristã de ver a realidade... e projeção do agir...”


O primeiro objetivo, portanto da Campanha, é despertar o espírito comunitário e cristão como povo de Deus, comprometendo-nos ao bem comum. Não gerar violência e confrontos, como se ouve por vezes já.


Construirmo-nos para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do direito que é exigência do seguidor do Evangelho. É isto que se pretende unir.
E finalmente renovar a consciência e conversão na responsabilidade de todos pela ação na Evangelização – sal e luz do mundo – na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.


Objetivos expressos no texto base da Campanha. Não há dúvidas que outros se estabelecerão na participação popular, como tomadas de posições participativas nas decisões e análise e concretização das políticas que asseguram o bem comum da cidadania. Aqui e acolá podem surgir. É o que se pretende.


Enfim, a profecia de Isaias: “serás libertado pelo direito e pela justiça (1,27) é um convite – confirmado pelos dados da história – da convocação de Deus para construir uma sociedade que é o sonho familiar de nosso Pai.


Publicado por: Larissa Cavali Data: 14/03/2019 10:00

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 25/03/2019 18:41 por Marines Delazari Varela

Colisão traseira envolvendo carro e duas motos deixa três feridos na Cidade Alta

Policiais e Bombeiros militares atenderam um acidente de trânsito no final da tarde desta segunda-feira, dia 25, no [...]

Publicado em 25/03/2019 15:29 por Marines Delazari Varela

Diocese de Joaçaba realiza Jornada de Comunicação

Com o objetivo de fortalecer e ampliar a atuação da Pastoral da Comunicação (PASCOM), a Diocese de Joaçaba [...]

Publicado em 25/03/2019 13:28 por Marlo Matielo

Câmara de Vereadores de Ouro encerra nesta noite o ciclo de sessões do mês de março

A Câmara de Vereadores do município de Ouro conclui na noite desta segunda-feira, dia 25, o ciclo de sessões [...]

Outras notícias

Publicado em 23/03/2019 13:51

Iniciaram as visitas da 13ª edição do Concurso de Redação do Consórcio Machadinho

Na última quinta-feira (21) foram realizadas as primeiras visitas de escolares [...]

Publicado em 22/03/2019 19:32

EMPRESAS DEVERIAS SE PREOCUPAR MAIS COM O FINANCEIRO DE SEUS COLABORADORES

Quando o colaborador de uma empresa está passando por dificuldades [...]

Publicado em 22/03/2019 19:04

OS DESAFIOS DO EMPREENDEDOR

Há um livro que todo empreendedor precisa ler com bastante atenção: “Do [...]

Publicado em 22/03/2019 19:02

A HISTÓRIA VIVE!

Em 1988, quando lecionava nas escolas Estaduais Mater Dolorum e Belisário [...]

Publicado em 22/03/2019 19:01

“SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA” (IS 1,27).

A aprendizagem pode ser intuitiva, familiar ou acadêmica (escolar). Três [...]

Publicado em 22/03/2019 18:34

Bispo Dom Mário presente no Cerco de Jericó

A noite de quinta-feira (20) foi especial para as crianças, na semana em que a [...]