No ar

Programação indisponível
  • WHATS
  • 01
  • 02
  • 03

ALIMENTO INDISPENSÁVEL

ALIMENTO  INDISPENSÁVEL

Quando se lê sobre a importância do alimento LEITE, o primeiro pensamento que aflora é: “nada melhor do que o LEITE MATERNO para o começo de vida.” Todas as mães sabem disso: o aleitamento materno contribui para o aspecto emocional do bebê e da mãe. Amamentar é um gesto de amor e carinho que dará à criança segurança afetiva e bom desenvolvimento, tanto físico como de sua personalidade. O leite materno é rico em diversos fatores anti-infecciosos. Sabe-se que o leite materno é o alimento essencial, desde a hora do nascimento até, aproximadamente, um ano de idade.

E o que falar do LEITE DE VACA? Hoje em dia, está um tanto polêmico. O que posso adiantar, após algumas leituras, é que Leite e produtos lácteos são fontes de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas. São importantes para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos. Sabe-se que o consumo adequado dessas substâncias, desde a infância e na vida adulta, pode ajudar a tornar os ossos mais fortes e protegê-lo contra doenças como a osteoporose.

Mas, hoje, me propus a falar de outro tipo de leite: “ O LEITE para a alma, para o coração, para o refinamento dos sentimentos. “ Aquele leite que Câmara Cascudo o chamou de LEITE INTELECTUAL. O Leite para bem pensar e se expressar. Se existissem sérias políticas educacionais a favor desse alimento, seria de graça. Esse alimento indispensável para a formação integral do ser humano é a LEITURA. Leitura de bons livros. Principalmente, os literários. Esses sim, fazem ricas abordagens sobre vários temas que dizem respeito às adversidades da vida, aos enfrentamentos que se tem de administrar ao longo da vida.

Afirmo, literalmente, que o foco na Educação, em pleno século XXI, é pela EDUCAÇÃO INTEGRAL e SENTIMENTAL. Essa prática pedagógica propõe trabalhar o ser humano de forma ampla, além dos aspectos da cognição. Dá importância ao olhar, às artes, à estética, à música, o que significa desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, o corpo , a saúde. Na educação integral, a transversalidade dos conteúdos trabalhados de forma mais conectada e o diálogo com a realidade do aluno devem ser uma constante. Leitura, pão que alimenta as ideias e fortalece a alma.

Afirmo, com convicção, que a Literatura Literária apresenta um leque vasto e rico de possibilidades de abordagens. Alguns exemplos que posso citar: 1) Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto; 2) As Veias Abertas da América Latina do escritor Eduardo Galeano; 3) Felpo Filva da escritora Eva Furnari; 4) A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães; 5) Beatriz em Trânsito da escritora Eloí Elisabete Bocheco. E tantos outros...A escritora Eloí disse: “Que através de uma leitura vertical, com crivo fino e aguçado traz à tona os problemas humano-existencial como: a violência, o estupro, os preconceitos, a marginalidade, a exclusão, o alcoolismo, a corrupção, a desigualdade social e tantos outros.” Leitura, alimento indispensável para nutrir a vida.

Caros pais, professores, bibliotecários e gestores da educação: não meçam esforços para alimentarem as crianças e os jovens com o alimento mais rico e poderoso para a mudança de atitudes, para o crescimento intelectual e sentimental do ser humano: O LEITE que jorra dos bons livros. Livros que, além do corpo, têm alma.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 08/04/2018 19:53

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 23/09/2018 19:46 por Fabio José Dos Santos Galio

Dupla de laçadores de Capinzal conquista Taça Cidade em Barracão - RS

A dupla de laçadores, Alexandre Lopes e Lucas Lopes, conquistou neste domingo, dia 23, a Taça Cidade de Barracão, [...]

Publicado em 22/09/2018 17:07 por Marlo Matielo

33 GRAUS - Estação meteorológica de Ouro registrou a quarta maior temperatura do Estado neste sábado

A Estação Agrometeorológica da EPAGRI do município de Ouro, instalada na Vila São José, registrou quase 33 graus [...]

Publicado em 22/09/2018 08:05 por Marlo Matielo

Técnico da AD AGN Capinzal disputou amistoso no Paraná pela Seleção Brasileiro de Futsal Master

Fininho, técnico da AD AGN Capinzal, disputou mais um jogo com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal Master na [...]

Outras notícias

Publicado em 23/09/2018 20:43

ALTA DO DÓLAR: QUEM GANHA E QUEM PERDE

Que o dólar sobe e desce a toda hora todo mundo sabe. Acontece que agora ele [...]

Publicado em 23/09/2018 20:32

ALGUÉM DISSE QUE SERIA FÁCIL?

Sinceramente responda: alguém disse que seria fácil? Essa indagação capaz [...]

Publicado em 22/09/2018 10:08

A RIQUEZA DA LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

Mas, o que é Leitura Orante da Palavra de Deus? É uma prática muito antiga [...]

Publicado em 22/09/2018 10:07

PLACA DE CARRO COM CHIP E QR CODE COMEÇA A VALER NO BRASIL

Foi oficializado que o Rio de Janeiro será o primeiro estado brasileiro a [...]

Publicado em 22/09/2018 10:04

NÃO À CAÇA COMERCIAL DAS BALEIAS

Na última sexta-feira, dia 14, autoridades de diversos países reuniram-se em [...]

Publicado em 20/09/2018 23:29

Acusado de tentar matar vereador com facada está sendo julgado em Capinzal

Valdecir Deitos, acusado de esfaquear o vereador ourense Ivonei Dambrós [...]