No ar

Jardel Martinazzo

Jornal do Meio Dia

12:00 - 12:39 com Jardel Martinazzo

No ar - Jornal do Meio Dia Ouça ao vivo

  • WHATS

ALIMENTO INDISPENSÁVEL

ALIMENTO  INDISPENSÁVEL

Quando se lê sobre a importância do alimento LEITE, o primeiro pensamento que aflora é: “nada melhor do que o LEITE MATERNO para o começo de vida.” Todas as mães sabem disso: o aleitamento materno contribui para o aspecto emocional do bebê e da mãe. Amamentar é um gesto de amor e carinho que dará à criança segurança afetiva e bom desenvolvimento, tanto físico como de sua personalidade. O leite materno é rico em diversos fatores anti-infecciosos. Sabe-se que o leite materno é o alimento essencial, desde a hora do nascimento até, aproximadamente, um ano de idade.

E o que falar do LEITE DE VACA? Hoje em dia, está um tanto polêmico. O que posso adiantar, após algumas leituras, é que Leite e produtos lácteos são fontes de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas. São importantes para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos. Sabe-se que o consumo adequado dessas substâncias, desde a infância e na vida adulta, pode ajudar a tornar os ossos mais fortes e protegê-lo contra doenças como a osteoporose.

Mas, hoje, me propus a falar de outro tipo de leite: “ O LEITE para a alma, para o coração, para o refinamento dos sentimentos. “ Aquele leite que Câmara Cascudo o chamou de LEITE INTELECTUAL. O Leite para bem pensar e se expressar. Se existissem sérias políticas educacionais a favor desse alimento, seria de graça. Esse alimento indispensável para a formação integral do ser humano é a LEITURA. Leitura de bons livros. Principalmente, os literários. Esses sim, fazem ricas abordagens sobre vários temas que dizem respeito às adversidades da vida, aos enfrentamentos que se tem de administrar ao longo da vida.

Afirmo, literalmente, que o foco na Educação, em pleno século XXI, é pela EDUCAÇÃO INTEGRAL e SENTIMENTAL. Essa prática pedagógica propõe trabalhar o ser humano de forma ampla, além dos aspectos da cognição. Dá importância ao olhar, às artes, à estética, à música, o que significa desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, o corpo , a saúde. Na educação integral, a transversalidade dos conteúdos trabalhados de forma mais conectada e o diálogo com a realidade do aluno devem ser uma constante. Leitura, pão que alimenta as ideias e fortalece a alma.

Afirmo, com convicção, que a Literatura Literária apresenta um leque vasto e rico de possibilidades de abordagens. Alguns exemplos que posso citar: 1) Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto; 2) As Veias Abertas da América Latina do escritor Eduardo Galeano; 3) Felpo Filva da escritora Eva Furnari; 4) A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães; 5) Beatriz em Trânsito da escritora Eloí Elisabete Bocheco. E tantos outros...A escritora Eloí disse: “Que através de uma leitura vertical, com crivo fino e aguçado traz à tona os problemas humano-existencial como: a violência, o estupro, os preconceitos, a marginalidade, a exclusão, o alcoolismo, a corrupção, a desigualdade social e tantos outros.” Leitura, alimento indispensável para nutrir a vida.

Caros pais, professores, bibliotecários e gestores da educação: não meçam esforços para alimentarem as crianças e os jovens com o alimento mais rico e poderoso para a mudança de atitudes, para o crescimento intelectual e sentimental do ser humano: O LEITE que jorra dos bons livros. Livros que, além do corpo, têm alma.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 08/04/2018 19:53

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 18/03/2019 07:07 por Jardel Martinazzo

Homem ameaça vizinho com arma de fogo durante discussão no São Luiz

Policiais militares registraram no começo da tarde de domingo (17) uma ocorrência de ameaça no Loteamento São Luiz, [...]

Publicado em 18/03/2019 06:42 por Jardel Martinazzo

Briga de casal mobilizou Polícia Militar e Bombeiros no Loteamento Universitário

Uma ocorrência de injúria foi registrada pela Polícia Militar na noite deste domingo (17) no Loteamento [...]

Publicado em 17/03/2019 22:50 por Jardel Martinazzo

Caminhada Penitencial a Frei Bruno marca mais uma etapa para o processo de beatificação

A cidade de Joaçaba protagonizou neste domingo, 17 de março, mais uma grande manifestação de fé e penitência [...]

Outras notícias

Publicado em 16/03/2019 10:56

Sulcredi Ouro realizou assembleia de prestação de contas e adequações do Estatuto

A Cooperativa de Crédito Rural de Ouro (SULCREDI Ouro) realizou na noite de [...]

Publicado em 15/03/2019 14:36

Diocese de Joaçaba promoverá Jornada Diocesana de Comunicação

Acontecerá no próximo dia 23 de março (sábado) a 1ª Jornada Diocesana de [...]

Publicado em 15/03/2019 14:21

Hachmann do Barro Preto joga em casa neste domingo pela Supercopa

O Hachmann do Barro Preto entra em campo neste domingo (17) a tarde, a partir [...]

Publicado em 15/03/2019 12:37

Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2019 começa neste domingo em Zortéa

Começa em Zortéa, neste domingo, 17 de março, o Campeonato Municipal de [...]

Publicado em 15/03/2019 10:22

Desempenho da BRF em Capinzal é destaque no cenário nacional; três veículos serão sorteados entre os funcionários

Engajamento dos funcionários para obtenção da meta anual de produção será [...]

Publicado em 15/03/2019 10:00

Unoesc inicia mais uma turma da UNITI em Capinzal

A Unoesc campus aproximado de Capinzal iniciou na última segunda-feira (11) [...]