No ar

Paróquia São Paulo Apóstolo

Santa Missa

09:00 - 09:59 com Paróquia São Paulo Apóstolo

No ar - Santa Missa Ouça ao vivo

  • WHATS

ALESC realizou em Capinzal audiência pública sobre embargo à carne de frango pela UE

ALESC realizou em Capinzal audiência pública sobre embargo à carne de frango pela UE

Na tarde desta sexta-feira, dia 18, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina em Capinzal, foi realizada uma audiência pública para discutir o embargo da União Europeia pela carne de frango aos frigoríficos brasileiros. O debate foi promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Agricultura e Política Rural.

O deputado estadual Natalino Lázare, presidente da Comissão, fez a abertura da audiência e em seguida repassou a palavra ao deputado Dirceu Desch, propositor do requerimento para a realização do evento. Prestigiaram ainda os deputados Cesar Valduga, Romildo Titon e Neodi Saretta, os prefeitos de Capinzal, Nilvo Dorini e de Ouro, Neri Miqueloto, vereadores, representantes de entidades, associações e órgãos do governo.

Dresch que também é vice-presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da ALESC, destacou em sua manifestação que a realização da audiência pública não trará a solução para o problema, sendo que o mesmo não é nada fácil de resolver e que dependerá de muitos esforços. “Queremos somar estes esforços e sair daqui com maior clareza, inclusive do que está acontecendo e o que poderá ocorrer no futuro. Essa é nossa expectativa”, comentou.

“Tenho uma profunda divergência do processo de apuração que a Justiça brasileira faz [Operação Carne Fraca]. Acompanhei um pouco o caso da Volkswagen na Alemanha. Acho que essa grande questão que nenhum país destrói os seus setores industriais quando tem fatos de corrupção. Mas isola o problema da corrupção, apura a corrupção e não destrói seus parques industriais. Isso é muito grave o que está acontecendo no Brasil e eu já tenho denunciado isso inúmeras vezes na Assembleia Legislativa”, destacou Dresch.

“Nós não podemos jogar a criança com a água suja tudo fora, dessas grandes experiências que o Brasil era extremamente competitivo no setor do petróleo, da construção pesada e de carnes que eram os três setores principais que o Brasil competia em qualquer país do mundo em qual fosse a região a nível internacional. Temos que ter mais responsabilidade”, acrescentou.    

Ricardo de Gouveia, Diretor Executivo do Sindicato das Industrias de Carne e Derivados do Estado de Santa Catarina, lembrou que a crise do setor é maior do que ocorreu em 2003. “Não é só a União Europeia que nós estamos enfrentando, estamos enfrentando outros países também com algumas dificuldades. Lembrar que por exemplo a Rússia suspendeu as importações do Brasil em dezembro de carne suína, toda a importação, e até agora não retomou. Quarenta por centro da exportação de carne suína brasileira vai para a Rússia, então o impacto é muito grande”; disse Gouveia.

Demais autoridades que participaram: Secretário Geral da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, José Modelski Junior; Coordenador de Políticas da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, Darci Pires da Rocha; Presidente da Associação de Transportadores de Aves de Capinzal, Danilo Deitos; Presidente da Associação dos Avicultores do Baixo Vale do Rio do Peixe, Alcides Borges; Diretor Executivo da Federação do Trabalhadores da Agricultura Familiar, Aerton Luis Valmorbida; Gerente de Administração da ADR de Joaçaba, Jorge Ronaldo Phol.

Unidade de Capinzal

No dia 07 de maio a unidade da BRF de Capinzal concedeu 30 dias de férias coletivas a mais de 3 mil funcionários do setor de abate. Ao mesmo tempo em que descansam, todos vivem a expectativa de como será após o retorno das atividades. Recentemente o presidente do SINDICADEZAL, Ludovino Soccol, que representa a classe, afirmou que ainda não existe nenhuma posição da empresa quanto possíveis demissões. 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 18/05/2018 18:57



Principais Notícias

Publicado em 23/06/2018 14:11 por Fabio José Dos Santos Galio

Bocha Feminina de Capinzal campeã da fase microrregional dos JASC

A equipe de bocha feminina da fundação de esportes de Capinzal, conquistou hoje pela manhã  na cidade de Agua Doce, [...]

Publicado em 22/06/2018 14:21 por Douglas Varela

Concluída a pavimentação da última rua do Loteamento Maximiliano Toaldo

A Administração Municipal de Capinzal oficializou nesta quinta-feira, dia 21, a entrega de mais uma obra. Trata-se da [...]

Publicado em 22/06/2018 14:17 por Douglas Varela

Troféu Destaque Econômico da Agricultura Familiar será uma das atrações da Festa do Agricultor de Capinzal

Evento será realizado no dia 01 de julho no Parque de Exposições   O Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, [...]

Outras notícias

Publicado em 22/06/2018 11:07

Levantamento manual de cargas

A norma regulamentadora 17 (Ergonomia) expõe um pouco sobre o levantamento [...]

Publicado em 22/06/2018 11:06

NOSSA FÉ DE CADA DIA!

A cada dia somos desafiados, tentados e muitas vezes levados a desacreditar na [...]

Publicado em 22/06/2018 11:05

SABER SER SOLIDÁRIO, VOLTAR À HONESTIDADE E NÃO MALTRATAR OS MAIS FRACOS

São João Batista é um dos santos mais conhecidos da Igreja. João, cujo nome [...]

Publicado em 22/06/2018 09:30

SINE retoma o atendimento para o “Seguro Desemprego” em Capinzal

Os capinzalenses que precisam encaminhar o pedido do “seguro desemprego” [...]

Publicado em 22/06/2018 09:28

Governo do Estado repassa R$ 400 mil para Capinzal

 Mais um município de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de [...]

Publicado em 22/06/2018 09:27

Pavimentação de rua do Loteamento Maximiliano Toaldo deve ser entregue nos próximos dias

 A pavimentação da Rua Nelson Pedro Toaldo, no Loteamento Maximiliano [...]