No ar

Jardel Martinazzo

Tarde Total

13:30 - 14:59 com Jardel Martinazzo

No ar - Tarde Total Ouça ao vivo

A importância da religião na adolescência

A importância da religião na adolescência

Ao resultado da mescla entre o maduro e o imaturo obtemos como resultado a fase conturbada em que monstros internos ganham forças e tentam corromper o que há de bom na indelével busca do eu interior. Neste momento de incertezas onde a explosão hormonal tenta transgredir a linha da sensatez é na religião que muitos jovens podem encontrar o apoio que tanto precisam para suas vidas.

A vontade de buscar por um ser superior, para adorar, servir e seguir suas doutrinas está presente no ser humano e remonta épocas das quais não é possível calcular-se com exatidão. À procura por um ponto de ajuda que abranja teorias sobre mistérios, mas que ao mesmo tempo preencha as lacunas trazendo algum sentido a nossa existência, unindo assim seguidores numa mesma comunidade moral, chamada quase que universalmente de igreja.

Desta maneira, a religião vem como “um caminho”, apontando condutas para se basear e atitudes que devemos tomar para se encaixar aos planos do Superior. Fazendo com que as pessoas que optam por tal escolha sejam influenciadas ou até se insiram em um determinado padrão de vida, moldando suas ideologias e seu comportamento humano social.

Creio que impreterivelmente, para uma vida plena ser efetivada vários alicerces precisam estrar em harmonia entre si, e um desses pontos extremamente importantes, porém ignorado por alguns jovens é a religião. Há certo tempo venho observando o distanciamento após atingirem certa idade e leva-me a prostração o descaso e repúdio que alguns adolescentes exercem sobre a mesma.

O fato é que não precisamos de uma entidade que afague nossas cabeças, mas sim, que mostre nossos erros e o que devemos fazer para evoluir. É necessário saber observar algumas exigências como um álibi primordial para a efetivação de princípios morais em qualquer local que estejamos e para nossa melhoria como pessoas e do meio em que vivemos.

Por mais que em nosso país a migração e colonização tenha proporcionado o surgimento de inúmeras doutrinas religiosas e Cristo obtenha maior destaque, ainda há um enorme distanciamento entre os jovens e a igreja. Talvez alguns métodos sejam arcaicos, mas a comunhão com outras pessoas é importante para o zelo da saúde adolescente. Manter-se preso em um único grupo pode estreitar as possibilidades e oportunidades. Mas quando estamos em uma religião pessoas das mais variadas origens e caminhos cruzam-se, unidas pelo elo da fé e do amor.

Transcendendo o ideal de que há algumas pessoas ruins em cada organização religiosa e que erros são cometidos, convido-os a participarem, retornarem e manterem-se ativos em uma comunidade. Os preceitos pregados serão certamente para o vosso próprio bem-estar e das demais pessoas ao redor. Para os que estão perdidos em meio a uma infindável cobrança patriarcal e social que exige a perfeição a qualquer custo, ter um líder para se inspirar tanto em vivências quanto em princípios morais pode trazer a luz que tanto precisas. Ouvir experiências de colegas e basear-se em conceitos religiosos de um Deus que ama sem barreiras e perdoa apesar das maledicências ou falhas é um apoio e incentivo para nosso dia a dia conturbado, trazendo respostas e base para muitas das incertezas e angústias que carregamos.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/08/2018 16:03

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 16/08/2018 10:51 por Jardel Martinazzo

Mais de 18% dos contribuintes deixaram de pagar o IPTU em Capinzal

Encerrou na quarta-feira (15) o prazo para os contribuintes quitarem a quarta e última parcela do Imposto Predial e [...]

Publicado em 16/08/2018 09:55 por Larissa Cavali

ATECO realiza reunião e jantar em homenagem ao Dia dos Pais

O Núcleo de Artesanato da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Capinzal e Ouro (AMPECO) realizou sua reunião [...]

Publicado em 16/08/2018 07:57 por Marlo Matielo

Ladrão invade residência e furta dois celulares no Loteamento Universitário

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de arrombamento com furto em residência no Loteamento Universitário, em [...]

Outras notícias

Publicado em 16/08/2018 10:02

Escola Viver e Conhecer reeditou o Dia da Cocada

A Escola Municipal Viver e Conhecer e a Associação de Pais e Professores [...]

Publicado em 16/08/2018 09:42

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

No dia 01 de agosto, a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o [...]

Publicado em 16/08/2018 09:37

UM CAMINHO OBSCURO!

Como esta difícil compreender o que se passa em nosso país! A cada dia, além [...]

Publicado em 16/08/2018 09:33

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O QUE É A SEGURANÇA DO TRABALHO? A Segurança do Trabalho é definida por [...]

Publicado em 16/08/2018 09:29

VIDA RELIGIOSA

"Qual é a minha vocação?" Quanto antes você fizer esta pergunta, melhor, [...]

Publicado em 15/08/2018 10:29

Adolescente de 14 anos confessa ter assassinado idosa na Vila Sete de Julho

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, a Polícia Civil divulgou uma nota a qual [...]