No ar

Marlo Matielo

Super Manhã

11:00 - 11:34 com Marlo Matielo

No ar - Super Manhã Ouça ao vivo

A importância da visita ao dentista

A importância  da visita ao dentista

É de conhecimento o ditado: Prevenir é melhor que remediar. O que essa frase quer dizer é que antes da catástrofe acontecer, você pode prevenir, antecipando um possível problema, e quando colocamos isso na área da saúde essa frase toma uma importância ainda maior, normalmente em consultas de rotina seu Médico ou Cirurgião Dentista consegue observar seu estado de saúde, tirar possíveis duvidas, ou como você consegue otimizar seus cuidados tendo uma vida com mais qualidade e diminuindo as chances de vir a ter alguma problema que tenha uma difícil solução.

Se tratando de Odontologia, normalmente as consultas de rotina são feitas entre 3, 6 ou 12 meses, havendo uma especificidade para cada caso, onde esse tempo pode se alterar para mais ou menos. Nessa consulta de rotina, uma conversa inicial com o paciente é essencial, o paciente conseguirá expor suas necessidades, suas dúvidas e é fundamental para a relação de confiança que deve existir entre paciente e profissional. Procuramos saber quais são os hábitos do paciente em relação sua higiene bucal ou seus hábitos de alimentação ou ingestão de bebidas. São também avaliados todos os tecidos moles envolvidos no meio bucal, sendo eles língua, bochechas, lábios e gengiva. Após essa avaliação primária, os dentes serão avaliados, havendo a presença ou não de placa bacteriana, cálculo supra gengival, fraturas ou trincas nos dentes, necessidades de reparo ou substituição de alguma restauração já existente e a presença de alguma lesão cariosa, sendo ela observada se está ativa ou inativa.

Caso exista a necessidade realizamos a profilaxia dentária, comumente chamada de limpeza, mais que termos uma boca bonita devemos ter uma boca saudável e aí entra esse procedimento. Durante essa etapa será removida toda placa e calculo presentes que poderiam promover uma situação de desequilíbrio gengival e consequentemente uma gengivite (inflamação da gengiva, onde ocorre sangramento e irritação), prevenção de uma possível situação de mau hálito.

A profilaxia é um procedimento relativamente simples, onde os dentes são raspados manualmente e depois feito um polimento com pasta específica, onde tornará a superfície dentária mais lisa afim de prevenir a agregação de placa, quase nunca existe a necessidade de anestesia a não ser em casos extremamente específicos pela sensibilidade do paciente ou excesso de cálculo embaixo da gengiva.

Associando essas consultas de rotina ao dentista com os cuidados caseiros como a escova e fio dental, com certeza suas futuras visitas ao Dentista serão mais tranquilas, além de seus gastos se tornarem menores pois a prevenção sempre é mais barata que resolver um problema em estagio avançado de doença.


Publicado por: Douglas Varela Data: 13/10/2018 09:53

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 20/01/2019 20:20 por Marlo Matielo

Agrônomo capinzalense será homenageado pelo CREA-SC

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) realiza no próximo dia 24, a partir das 20 [...]

Publicado em 20/01/2019 20:12 por Marines Delazari Varela

Equipamento de som é apreendido após denúncia de perturbação de sossego alheio em Capinzal

Na tarde deste domingo (20), por volta das 13h40min, a Polícia Militar foi acionada para comparecer na Rua Emílio [...]

Publicado em 20/01/2019 07:53 por Marlo Matielo

AD AGN Capinzal confirma a contratação de mais 04 reforços

Dois goleiros, um pivô e um fixo foram anunciados durante a semana   Depois de renovar os contratos com os alas [...]

Outras notícias

Publicado em 19/01/2019 10:05

Segue a venda de fichas de assados e cucas da festa de São Paulo Apóstolo

Continua na manhã deste sábado (19) a venda de churrasco suíno (R$ 25,00) e [...]

Publicado em 18/01/2019 13:32

Bovino de aproximadamente 400 quilos morre ao ser atingido por raio no interior de Ouro

Uma vaca leiteira, pesando entre 380 e 400 quilos, morreu na noite desta [...]

Publicado em 18/01/2019 10:13

A SUPREMA INSEGURANÇA JURÍDICA

Durante muitos anos, discutiu-se, na comunidade jurídica nacional, se as [...]

Publicado em 18/01/2019 09:41

A ilusão de que somos imortais

O ano mal iniciou-se e já ouvi inúmeras pessoas dizendo “o tempo está [...]

Publicado em 18/01/2019 09:34

A LEVEZA DO CORPO ENTRE ÍNDIOS E ÍNDIAS MBYA-GUARANIS

Estive me lembrando nestes dias sobre um dos aspectos da minha pesquisa de [...]

Publicado em 18/01/2019 08:52

PRAIA IMPRÓPRIA PARA BANHO?

Cidades banhadas pelo mar são o destino de férias favoritos da maioria das [...]