No ar

Marines Delazari Varela

Super Tarde

16:00 - 16:59 com Marines Delazari Varela

No ar - Super Tarde Ouça ao vivo

  • WHATS

A HISTÓRIA VIVE!

A HISTÓRIA VIVE!

Em 1988, quando lecionava nas escolas Estaduais Mater Dolorum e Belisário Pena, em Capinzal SC, no auge de minha faculdade de História resolvi escrever um pequeno artigo sobre a História vive. Lembro-me que este artigo fez sucesso, aliás, passado trinta anos, e estando em vias de aposentadoria, percebo que ele continua sendo atualíssimo, pois a História é uma ciência que sempre foi cultivada por todas as sociedades, pois, preocupa-se com o Homem, seu passado, seu presente e futuro.

Os alunos ao estudar a História precisam ser levados a entender que esta ciência é como o ar que respiramos: pois, ela está sempre está presente, mesmo sem as pessoas perceber. É como o mar, sempre em movimento. A História é rica, agitada, viva e dinâmica que empenha as criaturas na luta por melhores situações e não no saudosismo de outras eras. É cheia de alegrias e dores, bem do jeito das pessoas que aqui vivem. É movida pela força dos grupos humanos, com caras, hábitos e interesses diferentes.

Se pensarmos, por exemplo, na História de nosso Brasil, veremos que ela vai sendo construída entre o silêncio, festas, prisões, paixões, tiroteios, carinhos e ódios. Na verdade, o grande personagem da História, somos todos nós, seres humanos. Essa verdade precisa ser bem colocada por todos os professores de História. Assim, os alunos passam a entender que a palavra "HISTÓRIA" (do grego HISTOR – aquele que viu, que testemunhou um acontecimento), não pode ser compreendida como uma lista de datas, fatos, nomes de grandes personagens, quase que uma lista telefônica exclusiva de pessoas importantes.

Caros leitores, não há homem sozinho, e o que ele construiu, realizou, sonhou ou perdeu, aconteceu em conjunto, com outras pessoas e em determinadas circunstâncias da época em que viveu.

Assim, fica claro que a História não é o saber das coisas velhas, mas o Homem preocupado com seu destino, sua origem buscando entender, dominar e superar sua realidade. A justa compreensão do sentido histórico faz o homem alguém, integrado em seu tempo, ao contrário do suposto pelos cultivadores da disciplina, apenas para endeusar a pátria, a religião em práticas distorcidas e condutoras da falsificação de todo o tipo. Quem não está em sintonia com sua época não pode entender outras épocas.

É dentro desta visão da História que precisamos refletir, por exemplo, por quais razões a copa do mundo e os jogos olímpicos foram realizados no Brasil. Será que foi apenas para enaltecer o esporte? Por que muitas autoridades constituídas naquela época hoje estão condenadas pela operação Lava Jato? Por que tanto empenho do governo federal e estadual da época em trazer estas gigantescas competições para o Brasil?

Não permitir essa reflexão é desconhecer a História, portanto, é dar outro "sentido" aos acontecimentos, é "endeusar" o fato ou governos, fazendo com que o povo e os nossos alunos continuem a ver apenas a História do herói e do vencido. É Reafirmar que o brasileiro é 'manso' e não resiste.

E, no entanto, nosso Brasil está aí mergulhado na injustiça, na violência, na desigualdade social, em episódios que nos deixam indignados..

Quiçá os professores de História tenham coragem e determinação em trabalhar em sala com texto, como este que demonstra que a disciplina de História é viva.


Publicado por: Douglas Varela Data: 22/03/2019 19:02

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 24/04/2019 15:50 por Jardel Martinazzo

Plenário suspende norma de SC que destinava 15% do orçamento estadual à saúde

Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou parcialmente procedente a Ação Direta de [...]

Publicado em 24/04/2019 09:32 por Jardel Martinazzo

Epagri entrega alevinos da primeira compra coletiva de 2019

A Epagri realiza nesta quarta-feira, dia 24, na garagem da prefeitura de Ouro, a entrega de alevinos aos piscicultores [...]

Publicado em 24/04/2019 09:30 por Jorge Soldi

Ala Marco pede rescisão de contrato com a AD AGN e acerta com o futsal paranaense

O ala Marcos  não é mais jogador da AD AGN Capinzal. Em comunicado, o clube confirmou que o atleta pediu a rescisão [...]

Outras notícias

Publicado em 23/04/2019 10:01

Idoso foi vítima de atropelamento no centro de Capinzal

O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta terça-feira (23) para [...]

Publicado em 22/04/2019 16:33

PRF apreende 7.500 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai na BR 158

Na manhã de hoje (segunda-feira), policiais rodoviários federais apreenderam [...]

Publicado em 22/04/2019 10:41

Concurso de Redação do Consórcio Machadinho recebe os primeiros textos

As primeiras redações da 13º edição do Concurso de Redação do Consórcio [...]

Publicado em 22/04/2019 09:48

Câmara de Vereadores de Ouro encerra nesta noite o ciclo de sessões do mês de abril

A Câmara de Vereadores do município de Ouro conclui na noite desta [...]

Publicado em 22/04/2019 09:25

Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em nova etapa hoje (22) [...]

Publicado em 22/04/2019 07:36

PM apreende facão e prende homem que agrediu esposa em Capinzal

Um homem de 47 anos foi preso na noite deste domingo (21) por violência [...]