No ar

Antônio Luiz

Tonico e Tinoco Especial

05:00 - 06:59 com Antônio Luiz

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

A CAMINHO DA PÁSCOA

A CAMINHO DA PÁSCOA

Dentro de poucos dias, entraremos na caminhada para a festa da Páscoa, ponto culminante de todo o ano litúrgico. Não se trata de uma mera repetição daquilo que fazemos todos os anos. O cristianismo não é uma religião na qual caminhamos num círculo fechado. Voltamos, sim, aos mesmos acontecimentos salvíficos, mas caminhamos numa espiral que nos conduz sempre mais para frente e para o alto na direção do abraço infinito do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

A Igreja crê, firmemente, que a celebração dos mistérios da salvação não apenas recorda, mas faz presente as ações de Deus em favor da humanidade. Assim, a Páscoa é a presença do amor supremo de Deus no dom que Jesus faz de sua vida para o resgate de todos. Páscoa é celebração da morte, ressurreição e glorificação de Jesus. É presença eficaz de sua vitória sobre o pecado e a morte. Mas Páscoa é, também, nossa participação na vitória de Cristo através do Batismo. Neste sacramento nós morremos com Jesus para o pecado e ressurgimos com ele para uma vida nova na graça de Deus, no amor. A Igreja crê que a eficácia dos sacramentos reside no poder de Deus que se manifestou vitorioso na ressurreição de Jesus e no dom do Espírito Santo que nela permanece sempre. Sem esta iniciativa e atuação da graça de Deus, os sacramentos não teriam poder de realizar o que eles significam. Por outro lado, a Igreja está convicta da necessidade da participação ativa de quem recebe os sacramentos para que eles produzam os frutos desejados por Deus na pessoa, na comunidade e na sociedade.

Esta é a razão pela qual a celebração da Páscoa é preparada pelo longo período da quaresma. Este não é um tempo de tristeza. É um período de preparação espiritual intenso: recolhimento, despojamento do supérfluo e valorização do essencial, escuta e meditação da Palavra de Deus, oração, esforço de conversão, tudo para predispor os discípulos de Jesus a receber o dom de Deus. A transformação radical de nossa vida é fruto do encontro da iniciativa de Deus com a resposta do ser humano.

A vigília pascal é a celebração mais importante do ano litúrgico.

Na dinâmica da quaresma deste ano fomos convidados a fazer a escolha de Deus e seu projeto vencendo com Jesus as tentações (1º Domingo da quaresma), a subir com ele ao monte e contemplar antecipadamente seu ser interior na transfiguração (2º Domingo da quaresma), a acolhê-lo como água viva (3º Domingo da quaresma), a aceitá-lo como a verdadeira luz (4º Domingo da quaresma) e como garantia de ressurreição e vida plena (5º Domingo da quaresma).

A dinâmica da quaresma nos convida a contrariar a sabedoria do mundo que nos propõe a busca de segurança, de satisfação de desejos egoístas, de realização individualista e nos desafia a entrar no esforço de ser para Deus e para o próximo, a fazer de nossa vida uma oblação de amor, a almejar a autotranscendência. Assim viveremos um verdadeiro movimento pascal e a vida será beneficiada, pois quanto mais perto de Deus estivermos mais próximos, também, dos irmãos nós estaremos. Desde já, a todos e todas desejo “Feliz Páscoa”, com a certeza de que “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gálatas 5,1). Vivamos nosso Batismo, fonte de todas as vocações!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 13/04/2019 10:17



Principais Notícias

Publicado em 30/05/2020 08:00 por Douglas Varela

Hospital Nossa Senhora das Dores receberá auxílio financeiro emergencial do Governo Federal

O Ministério da Saúde liberou a auxílio financeiro emergencial de R$ 28 milhões para 75 santas casas e hospitais [...]

Publicado em 30/05/2020 08:00 por Douglas Varela

Data para o sorteio das casas do Loteamento Nova Capinzal será definida em breve

A implantação do Loteamento Nova Capinzal, que abrigará 162 famílias que residem em área de risco, entra na reta [...]

Publicado em 29/05/2020 16:56 por Douglas Varela

Escolas da área urbana recebem sistema de monitoramento

Os estabelecimentos de ensino da rede municipal, localizados no perímetro urbano de Ouro, receberam um incremento [...]

Outras notícias

Publicado em 29/05/2020 17:44

VAMOS ELIMINAR A BARRIGA DE TRIGO?

O médico cardiologista norte-americano, William Davis, escreveu o livro [...]

Publicado em 29/05/2020 17:38

MAIORIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO CONTRATAR EMPRÉSTIMOS

Apesar das medidas anunciadas pelo governo nas últimas semanas, a maioria [...]

Publicado em 29/05/2020 17:00

O NEGACIONISMO SEBASTIANISTA E A BUSCA POR HERÓIS NACIONAIS

Em contraponto à análise do clássico sociólogo Max Weber, que define o [...]

Publicado em 29/05/2020 16:59

GENGIVITE - O QUE É, E COMO TRATAR ESSE PROBLEMA

A gengivite, como o nome diz, é uma inflamação da gengiva. Ela pode ser [...]

Publicado em 29/05/2020 16:44

APRENDER A APRENDER – PARTE I

Somos seres pensantes e como tal portamos os mais refinados mecanismos e [...]

Publicado em 29/05/2020 16:40

QUAL É O VALOR DA VIDA?

Quanto corre-corre. Viver parece uma 'loucura'. Vivemos em meio a uma pandemia [...]